Aldeia Xukuru em Pesqueira é a primeira no mundo a adotar técnica de mosquitos estéreis como política pública

O mosquito Aedes Aegypti, difusor da Dengue, também transmite a Chykungunya e Zika

A Aldeia Xukuru de Cimbres, localizada em Pesqueira, no Agreste de Pernambuco, tornou-se o primeiro território no mundo a implementar a Técnica do Inseto Estéril (TIE) como uma política pública oficial. O método visa o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya, sem a utilização de inseticidas químicos.

Como funciona a tecnologia

A técnica consiste na soltura de mosquitos machos esterilizados por radiação. Ao copularem com as fêmeas no ambiente, não há geração de ovos viáveis, o que promove uma redução gradual e sustentável da população do vetor.

Os mosquitos utilizados são nativos da própria aldeia: os ovos são coletados em Pesqueira, enviados para a Biofábrica Moscamed em Juazeiro (BA) para o processo de esterilização e, posteriormente, devolvidos ao território para a liberação controlada.

Critérios de escolha

De acordo com o diretor-geral de Vigilância Ambiental de Pernambuco, Eduardo Bezerra, a escolha da Aldeia Xukuru deveu-se à organização geográfica e sanitária do território. Por ser uma comunidade com limites bem definidos e possuir uma estrutura de saúde indígena robusta, o monitoramento da eficácia do método, feito através da contagem de ovos, torna-se mais preciso.

O projeto é uma parceria entre o Ministério da Saúde, o Governo de Pernambuco, a Moscamed e o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI-PE). A expectativa é que, após a fase oficial no território Xukuru, o modelo possa ser expandido para outras comunidades isoladas, como quilombos.

Compartilhe agora essa notícia!

Facebook
WhatsApp
Twitter