A partir das 8h30 desta quinta-feira (24) a Rádio Polo vai receber o prefeito eleito de Caraúbas-PB, Nerivan Alvares, que foi eleito no último dia 6 de outubro. Nerivan “Gari” foi o único prefeito que exerce a profissão de gari que foi eleito nestas eleições.
Em 2020, ele já havia se candidatado a prefeito e o resultado da eleição foi surpreendente. Ele empatou no número de votos com Silvano Dudu (DEM) e acabou ficando em segundo lugar pelo critério de idade. Nerivan e Silvano obtiveram 1.781 votos cada.
A lei eleitoral estipula que, em caso de empate entre candidatos a prefeito em cidades onde não há eleitorado suficiente para justificar um segundo turno, a eleição é desempatada conforme alguns critérios, e a idade é o primeiro deles. Nesse caso, vence o candidato mais velho, e assim ocorreu em Caraúbas.
Único gari eleito
Conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nas eleições deste ano houveram 432 candidatos garis. Desse total, apenas três concorreram a cargos de prefeito e, dentre eles, somente Nerivan saiu vencedor. Com isso, Caraúbas, cidade paraibana que fica na divisa com Pernambuco e que tem pouco mais de 4 mil habitantes, é a única do país que terá um prefeito gari.
“Até outro dia, a gente era gari e agora passou a ser ‘o patrão’, uma reviravolta grande demais. Com certeza, foi uma grande conquista”, comemora ele, em entrevista ao Metrópoles.
Antes de ser candidato a prefeito em 2020, ele já havia exercido o cargo de vereador quando se elegeu em 2016 com 209 votos. Nerivan conseguiu conciliar o mandato com a função de gari e, ao final do período, foi convidado por um grupo de vereadores para disputar a prefeitura.
Nerivan foi eleito com 2.276 votos, 54,58% do total de votos válidos. Em entrevista ao Metrópoles, ele se emocionou ao fazer um retrospecto da vida, desde o trabalho como gari até chegar à prefeitura.
“Eu nem sei o que dizer. Não sei, é uma vitória tremenda. Sair dali, de uma profissão mais dura, difícil e muitas vezes discriminada, para se tornar o prefeito é uma reviravolta”, diz ele.