O Potencial do Setor de Eventos para Economia de Santa Cruz do Capibaribe e a Urgência de um Pavilhão de Eventos Adequado

Por Bruno Bezerra

Foto: Eliton Araujo / Blog da Polo

Santa Cruz do Capibaribe, conhecida como a cidade-mãe do polo de confecções de Pernambuco, destaca-se não apenas pela sua indústria têxtil, mas também pelo potencial do setor de eventos. A recente realização da XIII edição do Moda & Negócio do Agreste Pernambucano (a rodada de negócios de Santa Cruz), evidenciou o impacto positivo que os eventos podem ter na economia local.

Nossa rodada de negócios aconteceu com 97 expositores de 8 cidades que fazem parte do polo de confecções, e atraiu mais de 120 clientes de grande porte de 22 estados brasileiros. Foram aproximadamente 550 profissionais envolvidos diretamente na realização do evento. Esse sucesso não impulsiona não apenas o setor de moda, mas todo o comércio de produtos e serviços de Santa Cruz e região, movimentamos fortemente a estrutura de hotelaria, bares e restaurantes entre outros. Isso também fortalece a reputação de Santa Cruz como um polo de negócios nacionalmente reconhecido.

Precisamos destacar ainda que, na XII edição do Moda & Negócio, ficamos sem conseguir atrair mais expositores e patrocinadores por falta de espaço para mais estandes e ilhas de exposição. Menos expositores e menos patrocinadores significa menos receita para trazer mais clientes para o evento. Hoje, a falta de um espaço maior, nos impede de fazer um evento ainda melhor.    

Um detalhe importante, boa parte dos clientes que vêm de 22 estados brasileiros para participar da rodada de negócios em Santa Cruz do Capibaribe, aproveita a oportunidade para depois da rodada, passar alguns dias no litoral pernambucano, especialmente na praia de Porto de Galinhas, ou seja, nossa rodada, impacta positivamente o setor de turismo de negócios no Agreste e de turismo de diversão no litoral de Pernambuco. 

Contudo, é crucial reconhecer que os espaços disponíveis atualmente em Santa Cruz não atendem às necessidades crescentes dos eventos de maior porte. A falta de um grande pavilhão adequado limita o potencial de crescimento e desenvolvimento dos eventos existentes, como a rodada de negócios e o ONDM, e dificulta a realização de novos eventos de grande porte que poderiam impulsionar ainda mais a economia local.

A construção de um pavilhão de eventos com infraestrutura moderna e capacidade para receber eventos maiores é uma necessidade urgente para Santa Cruz do Capibaribe. Além de proporcionar um local adequado para eventos comerciais, culturais e sociais, esse investimento contribuirá significativamente para o desenvolvimento econômico regional.

Um pavilhão de eventos bem equipado não apenas atrairá mais visitantes e expositores, mas também abrirá portas para novas oportunidades de negócios e parcerias. Ele servirá como um centro de convergência para empresários, empreendedores e consumidores de todo o país, fortalecendo a posição de Santa Cruz do Capibaribe não apenas como cidade-mãe do polo de confecções de Pernambuco, mas também como cidade estratégica para novos negócios.

Portanto, é hora de agir. O investimento em um pavilhão de eventos não apenas atenderá às demandas crescentes do setor, mas também promoverá novas possibilidades e oportunidades para o crescimento econômico sustentável e a prosperidade de Santa Cruz do Capibaribe e região.

Temos um desafio estratégico, a visão de futuro de Santa Cruz passa necessariamente pela capacidade de aproveitar plenamente o potencial do setor de eventos. É hora de transformar essa visão em realidade e garantir um futuro cada vez mais próspero para nossa gente.

Bruno Bezerra é graduado em administração de empresa e atual presidente da CDL Santa Cruz do Capibaribe-PE

Compartilhe agora essa notícia!

Facebook
WhatsApp
Twitter