A situação de Mamão: Um dos principais personagens da política de Jataúba nas últimas décadas é Fábio Mamão, o mesmo liderou as oposições durante a maior parte do extenso domínio em que o ex-prefeito Antônio de Roque esteve no comando da situação, sem falar que, no pleito de 2020, Mamão fez parte da chapa majoritária que derrotou o grupo de Antônio de Roque.
Nem lá, nem cá: Mamão foi o vice de Drª Cátia, atual prefeita de um grupo que é liderado pelo seu esposo, o empresário Boy Ribeiro. Mamão confirmou em entrevista concedida à Rádio Polo na última quinta-feira, 01/02, que não estava sendo ouvido pela gestão e não se sentia parte da mesma e esse seria um dos motivos do atual rompimento. A situação de Mamão é delicada, não tem espaço no governo que foi eleito e não é a principal voz da oposição, pois esse espaço é naturalmente do ex-prefeito Antônio de Roque.
Chapa do povo?: Segundo Mamão, que se lançou como pré-candidato a prefeito, existe uma chapa que é “desejo do povo”, Mamão e a vereadora Josilene. O problema é que a vereadora Josilene é a irmã do ex-prefeito Antônio de Roque e qualquer conjuntura passaria pelo ex-prefeito, adversário histórico de Mamão. O próprio Fábio Mamão também afirmou, na Rádio Polo, que essa conjuntura é quase impossível, pois não tem as bênçãos de Antônio de Roque, pois o ex-prefeito não deseja uma aliança com Mamão.
Confuso: De forma confusa, Mamão também tentou explicar que o povo de Jataúba, o mesmo que idealizou a chapa do “desejo do povo”, quer ele de volta ao grupo de situação repetindo a dobradinha de 2020. O problema é que implicaria Mamão voltar para um grupo, onde admitiu que não era ouvido, que não se sentia parte do governo e que a prefeita não teria habilidades políticas.
O boato: Segundo Mamão, existe um “boato” em Jataúba que a prefeita Drª Cátia poderá disputar o cargo de deputada federal em 2026 e, sendo assim, precisaria renunciar ao mandato, onde o vice assumiria a prefeitura, ou seja, Mamão. Nessas circunstâncias, nitidamente Mamão demonstrou, na entrevista, que ficou balançado em deixar todos os problemas de lado que tem com a gestão e a prefeita. Mas chama atenção a exposição de um “boato”, em uma entrevista, para argumentar uma possível volta ao grupo, assim como deixar exposto para os eleitores que poderá fazer parte de uma chapa onde o prefeito poderá não concluir o mandato.
Tem liga?: Drª Cátia precisa deixar claro a história do referido “boato” exposto pelo vice-prefeito Mamão, pois é algo que não interessa apenas a Mamão, mas ao deputado federal apoiado pelo grupo, Eduardo da Fonte, e principalmente aos eleitores de Jataúba.
As opiniões expressas nesta coluna, são de responsabilidade de seu autor