Era cedo da manhã daquele dia 20 de agosto de 2020, quando amigos mais próximos e familiares lamentavam a recente notícia chegada a Santa Cruz do Capibaribe, acabava de morrer em uma unidade hospitalar de Caruaru, o ex-vereador e pré-candidato a prefeito, Fernando Aragão.
Como a notícia ainda não corria de forma evidente na cidade, coube ao jornalista Janielson Santos trazer mais detalhes durante a exibição do programa Cidade Notícia da Rádio Polo. “Santa Cruz de luto! morreu aos 69 anos Fernando Aragão”, foi dessa forma que a manchete se espalhou por toda região.
A morte de Fernando Aragão alterou o contexto da política local. Ele era pré-candidato a prefeito e disputava contra Helinho Aragão dentro do grupo Taboquinha, sua postulação. O acontecimento fez com que o grupo desse uma trégua nos embates, colocasse a cor partidária em segundo plano e se vestisse de luto.
A quinta-feira que ficou marcada, foi um dia duro pra muita gente. Centenas de pessoas se dirigiram à entrada da cidade para aguardar a chegada do corpo, que foi seguido e percorreu dezenas de ruas do município.
Um dos momentos mais emocionante foi a passagem do corpo, pela última vez, em frente à sua residência, onde conviveu com Ivone Aragão e seus filhos, na rua Major Negrinho.
Por volta das 11 da manhã, o corpo do ex-vereador era sepultado no Cemitério São Judas Tadeu, sob muitos aplausos, e repleto de figuras políticas, até mesmo de lados adversários ao ‘baixinho’, como era conhecido.
Biografia e trajetória política
Filho de Alcindo Bezerra Aragão e Maria Helena Aragão, Fernando teve durante sua carreira política, cinco mandatos como vereador do município. Fernando nasceu no dia 1 de fevereiro de 1951.
Foi eleito pela primeira vez em 1988 pelo PMDB. Em 1992 foi reeleito pelo PSB. Já em 1996 disputou como candidato a vice-prefeito na chapa ao lado de Pe. Bianchi Xavier, que também morreu em decorrência da Covid-19 no dia 12 de maio de 2021.
Em 2000, concorreu como candidato a prefeito por uma via alternativa. Em 2004 voltou a ser eleito vereador pelo PDT e em 2008 foi reeleito pela mesma sigla. Já em 2012 disputou uma nova reeleição pelo PTB.
Em 2010, Fernando Aragão foi eleito pela União dos Vereadores de Pernambuco (UVP) como o melhor presidente de uma Câmara do estado.
Em 2016, Fernando concorreu à prefeitura municipal pelo PTB. E após não ter sido eleito, colocou-se novamente à disposição para concorrer em 2020, onde faleceu durante a pré-campanha.
Moda Center – Também foi 1° Tesoureiro da Diretoria do Moda Center Santa Cruz na gestão de 2006-2008 e era sócio proprietário da loja Sensitiva Moda Feminina.
Fernando também foi presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Cruz do Capibaribe.