O prefeito de Toritama, Edilson Tavares, foi questionado pelo Blog da Polo e encaminhou nesse domingo (05), relatório de viagem realizado em abril para Colômbia. O documento com 44 páginas relata, entre outras coisas, os objetivos e valores de viajem entre os dias 8 e 15 de abril de 2023.
De Toritama, além de Edilson, também estiveram Elaine Tavares (Secretária de Assistência Social) e Alex Monteiro (Secretário de Ordem Social). Outros políticos de Pernambuco, também participaram: Marcia Conrado – Serra Talhada, Mariana Medeiros – Cumaru, Paulo Roberto – Vitória de Santo Antão, José Maria – Cupira e o deputado federal, Eriberto Medeiros.
De acordo com o relatório, o prefeito esteve visitando as cidades de Medellín e Bogotá a convite da Agência de Cooperação de Medellín para conhecer o que classifica de “exitosos programas sociais implantados nessas cidades”.
O texto aponta que as cidades colombianas passaram por uma transformação social significativa em relação à educação nas últimas décadas depois de enfrentar problemas como altos índices de violência, baixo desempenho escolar e grande desigualdade social. O relatório indica ainda que uma série de políticas públicas contribuíram para a melhoria da educação e transformação das cidades, podendo servir de base e inspiração para outras localidades.
Custos da viagem:
Lugares visitados:
Dos locais visitados pelo gestor toritamense, estão as UVAS (Unidades de Vida Articulada) que são intervenções urbanas em bairros para encontro de todos de pessoas com a promoção de esportes, recreação, cultura e participação comunitária.
O Comuna 13, que foi considerada como um dos locais mais violentos da Colômbia, e hoje se transformou num dos principais pontos turísticos do país devido a sua concentração de artes de ruas, como grafite, hip hop, um teleférico e seis escadas rolantes, Moravia Comuna 4, que saiu de um depósito de lixos de mais de 30 metros de altura para um dos jardins com grande quantidade de insetos voadores, como abelhas.
O programa Bom Começo traz em sua essência, o cuidado com as crianças até os primeiros cinco anos de vida. As famílias são acompanhadas desde a gravidez e recebem todo cuidado básico, como nutrição, saúde, atendimentos com diversos médicos e apoio psicossocial; além de ter visitado também parques ambientais para entender a importância de implementar um sistema que valorize a ecologia e diminua a queima de poluentes.
Gestão pontua ações que já estão sendo executadas:
Como resultado da ida a Colômbia, o prefeito pontuou que já fez algumas implementações que foram fruto dessa visita, como a Praça Rubeni João da Silva, que foi adequada ao modelo de inclusão social, e os moradores de Toritama puderam escolher as cores de seus imóveis onde seriam readaptadas, inserido grafismo e pinturas de casas e degraus.
O segundo projeto, que inclusive está em andamento, foi o Parque Biblioteca Maria dos Anjos, que terá na sua estrutura uma biblioteca, sala de leitura, computadores, sala de pintura e etc.
O 3° projeto, segundo o prefeito, foi o Centro de Reciclagem e Triagem de Resíduos do município. Após a desativação do lixão, Toritama deve iniciar a coleta seletiva de lixo e construir um centro municipal de Reciclagem e Triagem de Resíduos Sólidos. Esse espaço será implantado às margens da PE- 90, no Sítio Travessia, no local onde anteriormente existia o Matadouro Público de Toritama, desativado pela gestão.
Confira abaixo relatório completo.