Santa Cruz do Capibaribe se despede de Compadre Neto, aos 74 anos de idade

Na manhã deste sábado (20) o radialista, instrumentalista, poeta, declamador, compositor e forrozeiro José Amaro das Chagas, carinhosamente conhecido por Compadre Neto, faleceu aos 74 anos de idade em Santa Cruz do Capibaribe.

Nascido em 05 de outubro no Sítio Moreira, área rural de São João do Cariri na Paraíba. Ainda na infância se mudou para o distrito de Mateus Vieira em Taquaritinga do Norte. Na década de 60, mudou-se para Brasília devido ao forte crescimento da construção civil na Capital Federal.

Em 1975 retorna a Santa Cruz do Capibaribe onde envereda para o ramo da confecção e torna-se um dos pioneiros na cidade a fazer locução de carro de som nas campanhas políticas. Ele foi considerado a “Voz Boca Preta” na eleição de Padre Zuzinha em 1976.

Lambadinha – Umas das músicas mais tocadas nas campanhas eleitorais de Santa Cruz até os dias atuais, a ‘Lambadinha’ foi trazida para a cidade por Compadre Neto.

“Estava em Lago de Pedra no Maranhão, e ouvia os Populares do Igarapé Mirim tocando a ‘lambadinha’ e gostei. Comprei um LP e trouxe até para animar as feiras”, contou ele durante participação no quadro “Bate Papo”, do programa Direto ao Ponto, apresentado por Gilberto Silva e Geraldo Moura. A exibição do programa aconteceu em 25 de outubro de 2015.

Rádio – Iniciou sua passagem pelo rádio Santa-cruzense em dezembro de 1985 justamente na inauguração da Rádio Vale do Capibaribe. O seu programa era diário e se chamava ‘Desperta Nordeste’, onde passou 25 anos, tocando forró autêntico e cedendo espaço para diversos artistas da região. Ele também trabalhou nas rádios Comunidade e São Domingos FM.

Devido o sucesso de seu programa diário na emissora, Compadre Neto era aguardado por diversas famílias no interior da Paraíba, para que batizasse os filhos das pessoas.

Música – Autor de diversas canções, Compadre Neto chegou a gravar um CD com Fogoió dos oito baixos, Bento da Zabumba e Toinho Catanha. O CD foi intitulado de ‘Forró no Pindurão’. Seguindo a carreira do pai, ele junto de seus irmãos ingressou no meio e formaram a banda ‘Força Jovem’. Com o tempo, ela passou a se chamar ‘Sinal Vermelho’ e findou-se em 2002 como Banda Saara.

O velório acontece a partir das 14h na residência dele que fica na Avenida Cesário Aragão n° 1080. Ainda não há informações sobre o sepultamento, mas deve acontecer na manhã deste domingo (21).

São João da Moda – Compadre Neto já foi homenageado no São João da Moda no ano de 2013.

Compartilhe agora essa notícia!

Facebook
WhatsApp
Twitter