Pesquisar

Vereador de Toritama questiona hospital de campanha; prefeito rebate “Tem tudo que é necessário para atendimento de baixa e média complexidade”

O vereador de oposição em Toritama, Eduardo da Saúde, fez críticas após considerar que o hospital de campanha do município, não está adequado para o enfrentamento ao novo coronavírus.

O parlamentar participou por telefone, na manhã desta quarta-feira (22), do Programa Rádio Debate na Rádio Polo, onde criticou a estrutura, a questão higiênica e a quantidade, supostamente pequena, de profissionais da área de saúde na cidade.

Eduardo criticou o fato de médicos do Hospital municipal e profissionais de Postos de Saúde do município, estarem sendo realocados para o hospital de campanha.

“O médico do hospital de campanha tem que estar lá, por que pode acontecer algo há qualquer momento”, disse, acrescentando entender que os profissionais deveriam ser exclusivos de cada localidade.

Em vídeo divulgado no dia anterior, Eduardo da Saúde, afirmou que a quantidade de leitos não correspondiam aos divulgados pela prefeitura e que o hospital de campanha não tinha nenhum respirador, além de quantidade insuficiente de Equipamentos Individuas de Proteção (EPI’S).

Do outro lado…

Pouco tempo depois, ainda durante o mesmo programa, o prefeito Edilson Tavares rebateu o oposicionista e garantiu que Toritama ‘tem feito investimentos pesados no combate ao coronavírus’, falando da entrega de kits merenda, distribuição recente de peixes, além do hospital de campanha.

Edilson sustenta que o investimento na saúde já ultrapassou R$ 1 milhão, sendo R$ 500 mil apenas em equipamentos para o hospital provisório.

“Temos tudo que é necessário, nesse momento, para atendimento de baixa e média complexidade”, disse o gestor acrescentando que ‘os casos graves, que necessitem de UTI, serão transferidos para os hospitais de referencia’.

Para o prefeito, existe uma falta de conhecimento da administração pública e da saúde, por parte do vereador, quando fala que deveria haver profissionais especificamente para cada localidade.

O prefeito afirmou que o município conta com aproximadamente 1.400 funcionários, 350 desses na Saúde e que ele modificou a estrutura de atendimento seguindo recomendações, inclusive do Ministério.

“Ele entende muito pouco de administração pública e a prefeitura fez o uso inteligente e eficiente do seu quadro de pessoal”, falou e acrescentou pouco tempo depois “estamos otimizando o quadro de funcionários, não apenas na saúde mas nas demais áreas, por ser necessário”.

Edilson afirmou que o município conta, atualmente, com três médicos trabalhando em regime de plantão. O terceiro foi contratado uma semana antes da inauguração do hospital de campanha. De acordo com ele, algo muito diferente de outros municípios do mesmo tamanho de Toritama.

O Programa Rádio Debate, na íntegra, você acompanha ainda hoje.

Compartilhe agora essa notícia!

Facebook
WhatsApp
Twitter