Candidato promete Hospital, três escolas, três creches e quatro PSF’s
Na manhã desta quinta-feira (29), a Rádio Polo deu início a rodada de entrevistas com candidatos a prefeito de Santa Cruz do Capibaribe. O primeiro foi Helinho Aragão (PSD), atual vice-prefeito que pretende dar prosseguimento ao trabalho da gestão municipal.
Helinho garantiu que, ao longo desses anos, soube respeitar a hierarquia numa relação extremamente respeitosa com o prefeito Fábio Aragão, sem qualquer atrito. Demonstrando forte confiança no pleito que se aproxima, ele acredita que o grupo tem possibilidade de eleger entre 10 e 12 vereadores.
Questionado sobre relações e situações políticas envolvendo duas lideranças do grupo Taboquinha, José Augusto Maia e Diogo Moraes, o candidato evitou polêmicas e reafirmou que ambos estão engajados no projeto governista.
Em relação a Diogo Moraes (PSB), o candidato a prefeito foi questionado sobre a oposição do Socialista à governadora Raquel Lyra (PSDB), aliada de Helinho e do governo municipal. Em resposta, argumentou que o grupo está coeso e que respeita as opiniões de ambos, ressaltando a importância de ‘moderar’ e manter o foco dos dois em Santa Cruz do Capibaribe.
Retirada dos quinquênios: Ponto de atrito na relação entre o poder público municipal e a categoria dos professores, o corte dos quinquênios da classe, esteve em pauta. Helinho disse tratar o assunto com ‘tranquilidade’ e afirmou que houve uma determinação judicial que foi atendida pelo prefeito.
O candidato se refere a uma decisão, em outubro do ano passado, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), que desobrigou a prefeitura a pagar os benefícios aos professores efetivados após a promulgação da Lei do Piso Municipal (1.793/2009).
Ainda sobre a classe dos professores, Helinho aproveitou o momento para reafirmar que o prefeito Fábio Aragão, cumpriu com todos os reajustes do piso salarial da categoria, durante a gestão.
Governadora presente: Helinho revelou que Raquel estará em Santa Cruz do Capibaribe para inaugurações da Adutora do Alto Capibaribe e Central de Feiras. Além disso, garantiu que ela também deve comparecer num domingo de setembro para evento da campanha.
Hospital e quatro UBS’s: Consta no plano de governo, renovação de promessa para o Hospital Municipal Fernando Aragão. Ao criticar oposicionistas pela reprovação de projeto do empréstimo, Helinho informou que existe a possibilidade de aprovação por parte do FINISA, junto à Caixa Econômica, até julho de 2025. Caso eleito, pretende encaminhar novo projeto para Câmara.
Três escolas: Na educação, o candidato promete, entre outras coisas, unidades escolares no bairro Santo Agostinho, Residencial Cruzeiro e Cohab. Essa última, sendo uma reformulação completa da Escola Donatila da Costa. “A estrutura é precária. Será uma nova escola digna, padrão novo tempo”, falou.
De olho nos negócios: O candidato promete a criação do Festival da Moda, focado nas vendas, rodada de negócios, feira de equipamentos e divulgação do Polo de Confecções. “Se houver a necessidade de shows, será em parceria com o governo do estado”, acrescenta.
Malhada do Meio: Bairro mais afastado do Centro, a Malhada do Meio tem sido ‘o xodó’ da gestão, segundo Helinho. Ele lembrou que, recentemente, a comunidade foi contemplada com uma UBS em parceria com a Viana & Moura, além de uma creche para 250 alunos. De acordo com o candidato, ‘a maior escola do município’ deve ser entregue no bairro até o final de ano, com 12 salas, laboratórios e quadra poliesportiva. Caso eleito, promete uma base de apoio fixa da Guarda Civil Municipal e CRAS, entre outras coisas.
São João da Moda: Helinho foi questionado sobre os investimentos e retorno do festejo junino 2024. De acordo com ele, houve o aporte de, aproximadamente, R$ 4,5 milhões do município e R$ 2,5 milhões da iniciativa privada. Para o candidato, só critica quem não entende sobre turismo e economia, argumentando o impacto positivo em diferentes áreas, como hotelaria, comercio varejista e a geração de emprego e renda.
Nessa sexta-feira (30), a Rádio Polo dá sequencia com Alessandra (PL). As entrevistas são conduzidas por Janielson Santos e Ralph Lagos. Confira abaixo a participação de Helinho Aragão, na íntegra: