
Na tarde desta quarta-feira (19), a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco confirmou a primeira morte causada pelo novo coronavírus (Covid-19) no estado. A vítima, é um homem de 85 anos, que estava internado no Hospital Universitário Oswaldo Cruz, referência para os casos notificados da pandemia em Pernambuco.
A vítima tinha histórico de diabetes, hipertensão, além de cardiopatia isquêmica. Ele apresentou os primeiros sintomas no dia 18/03 e foi internado na última sexta (20/03).
Inicialmente, o homem foi atendido em uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) apresentando quadro de febre, tosse seca, dificuldade de respirar e dor na região do tórax.
Ele foi entubado e transferido para a UTI do Hospital Oswaldo Cruz, onde foi medicado com antivirais indicados para pessoas com quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave.

O paciente teve melhora no quadro respiratório e infeccioso, mas teve piora na função renal, dando início ontem (24) a um tratamento de diálise, considerado um procedimento de risco, apesar de sua necessidade.
Hoje (25) o homem teve uma parada cardiorrespiratória e acabou falecendo apesar das tentativas de reanimação.
“Este óbito só reforça o que estamos dizendo diariamente: fiquem em casa e sigam as orientações das autoridades sanitárias e especialistas que têm tratado esta questão com a importância e responsabilidade que ela merece. […] Ficar em casa, neste momento, significa salvar vidas. O momento exige consciência e responsabilidade de todos”, ressaltou o secretário estadual de Saúde, André Longo.
Casos
Pernambuco registra 46 casos confirmados da Covid-19, e cinco pessoas que contraíram a doença já foram consideradas curadas.