Texto: Stephany Davilla, em estágio supervisionado por Janielson Santos
Antônio de Melo Filho, o famoso Toinho Catanha, nasceu em 06 de junho de 1953. Compositor, cantor e musicista, veio de família tradicional de músicos.
Iniciou na música ainda jovem junto com seu irmão Raimundo Catanha por influência do seu pai e da sua mãe Zefinha Catanha, tocando inicialmente instrumentos de percussão.
Mudou-se ainda jovem para a Santa Cruz do Capibaribe junto com os seus pais e irmãos. Ainda na juventude já animava as festas na cidade junto com seus irmãos. Morou no sudeste do país, onde trabalhou em fábricas de instrumentos, o que o ajudou a aprimorar sua técnica e apresentar uma noção básica em instrumentos de corda e sopro, além do Acordeon e teclado.
Ainda na juventude, fez parte da banda Pop Som junto com os ex-prefeitos José Augusto e Augustinho Rufino, e os músicos Leninho Sanfoneiro, Romero, Pedro Maia, entre outros.
Toinho Catanha já participou de bandas como a Banda Mistura Perfeita junto com o Dedé Sanfoneiro. Depois da morte de Dedé, Toinho Catanha junto com Jordão Jó e Bento da Zabumba formaram o Trio Vira Copos que alguns anos depois se tornou Toinho Catanha Vira Copos e os Cabras.
Hoje, segue em carreira solo levando a cultura nordestina, o puro forró e legitimo ritmo do nordeste. Toinho Catanha já acompanhou grandes músicos, como Dominguinhos, Luiz Gonzaga, entre outros, fez parte de 5 LPs, 2 Cds e um DVD gravado na Rua do Alto.
Figura constante no São João de Santa Cruz do Capibaribe, Toinho canta no dia 24 no São João da Moda.
Assista a apresentação na íntegra: