Os professores da Rede Municipal de Ensino de Santa Cruz do Capibaribe, decidiram deflagrar greve durante assembleia ocorrida na manhã desta segunda-feira (16) no Teatro Municipal. Com isso, a categoria paralisou 100% das atividades por tempo indeterminado.
De acordo com Douglas Ferreira, diretor do Sindicato, a decisão se deu pela falta do reajuste salarial de 33,24% autorizado pelo Governo Federal e pela falta de condições estruturais das unidades de ensino do município.
Após assembleia, os professores realizaram uma caminhada até a frente da Secretaria de Educação, na Avenida 29 de Dezembro, onde, de forma simbólica e usando xerox, rasgaram seus diplomas.
Na última segunda-feira (14) o prefeito Fábio Aragão recebeu o sindicato na Prefeitura e uma proposta de reajustar o salário dos professores foi apresentada. De acordo com a proposta, professores da base teriam vencimentos reajustados em 36%, e os demais profissionais receberiam 10,06% em março, 4,52% em junho e 5,42% em outubro, nessa ultima situação, caso o município esteja abaixo de 85% de gasto do FUNDEB com folha salarial.
Próximos passos
Os professores devem participar nesta quinta-feira (17) da sessão ordinária da Câmara de Vereadores, reforçando as cobranças.
Na sexta-feira (18) às 9h, os professores devem realizar novo protesto e na segunda-feira, assembleia para avaliação do movimento grevista.