Antes, os locais só poderiam funcionar das 12h às 20h. Agora, poderão abrir às 11h, desde que fechem as portas às 19h

O governo de Pernambuco divulgou, neste domingo (5), uma medida que flexibiliza o horário de abertura dos shoppings, no Grande Recife, no Plano de Convivência para a retomada econômica em meio à pandemia do novo coronavírus.
A partir de agora, os centros de compras poderão funcionar das 11h às 19h ou do meio-dia às 20h. Até então, a operação só era permitida entre 12h e 20h.
A reabertura dos shoppings no Grande Recife ocorreu no dia 22 de junho. Os estabelecimentos estavam fechados desde 21 de março e foram autorizados a abrir desde que cumprissem protocolos de higiene, segurança e comunicação com clientes.
O decreto do governo é válido para shoppings, centros comerciais e praças de alimentação. Essas últimas só podem funcionar para retirada e delivery.
Com a medida divulgada neste domingo, os shoppings podem abrir uma hora mais cedo, desde que também fechem as portas uma hora mais cedo. A exceção é para o funcionamento de clínicas, laboratórios, bancos, serviços públicos e supermercados localizados nos centros de compras.
O decreto publicado pelo governo do estado, numa edição extra do Diário Oficial, também sistematiza as medidas de prevenção adotadas nesses locais. O funcionamento dos serviços voltados à recreação, como cinemas, parques, praças de diversão e similares, assim como para prática esportiva, a exemplo das academias de ginástica, segue suspenso.
Também é proibida a realização de eventos públicos, como shows, apresentações e similares. Nesses locais, o uso de elevadores deverá ser desestimulado, devendo ser recomendado a utilização apenas para pessoas com dificuldades ou limitações para deslocamento, e, quando necessário, com apenas uma pessoa ou unidade familiar por vez.
Dados

Pernambuco confirmou, até o sábado (4), 1.095 novos casos de coronavírus no estado. Com isso, há 63.457 pacientes com a Covid-19, desde o início da pandemia.
Além disso, foram confirmadas 48 novas mortes de pessoas que tiveram a doença, totalizando 5.116 óbitos desde o dia 25 de março. Os números foram divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).
G1 Pernambuco