
Nesta terça-feira (16), foi divulgado pela Secretaria de Defesa Social, números que apontam que Pernambuco chega ao 10° mês de 2021 com queda tanto nos homicídios como nos roubos, em suas diversas modalidades.
Na análise dos Crimes Violentos Letais Intencionais, outubro deste ano teve uma redução de 18,9% em comparação ao mesmo período de 2020. Em números absolutos, a retração foi de 328 para 266 mortes, ou 62 a menos. No somatório dos dez meses, o recuo deste ano é de 12,5% em relação a 2020: de 3.164 CVLIs no ano passado, Pernambuco registrou 2.769 casos, o que significa 395 vidas poupadas da violência.
Com a atualização da SDS e os homicídios registrados neste mês de novembro, Pernambuco totaliza 2.926 assassinatos este ano.
“A violência é um problema endêmico da nossa sociedade e, apesar do trabalho incansável das forças de segurança, perdemos muitas vidas para a criminalidade, e uma grande parte é de jovens recrutados pelo tráfico de drogas. É preciso monitoramento e evolução constante, inteligência policial, melhor uso do policiamento ostensivo, investigação com boa resolução de inquéritos, inovação tecnológica, aplicação da ciência, renovação de equipamentos, perícias e fortalecimento das operações de repressão qualificada, entre outros fatores, para fazer o crime organizado retrair”, afirma o secretário de Defesa Social, Humberto Freire.
Segundo os dados, considerando todos os outubros da série histórica, as estatísticas do mês passado são as menores desde o décimo mês de 2013, quando houve 248 vítimas de CVLI. O acumulado dos dez primeiros meses do ano, na perspetiva da linha do tempo, também retroage a um cenário de 8 anos atrás. Somente o mesmo período de 2013, com 2.540 mortes, registrou menos homicídios que em 2021.