19 de janeiro de 2021

HISTÓRICO – Primeiras doses da vacina contra o Covid-19 são aplicadas em Santa Cruz do Capibaribe

Vacinas foram aplicadas pela secretária de Saúde, Paula Morais e pela coordenadora municipal do PNI, Lara Celino (Walter Miro / Blog da Polo)

Na tarde desta terça-feira (19) foram aplicadas as primeiras doses da vacina CoronaVac, imunizante produzido em parceria do Instituto Butantan com o laboratório Sinovac Life Science.

O enfermeiro Cláudio Márcio Silva e a agente comunitária de saúde Maria da Silva Pereira foram escolhidos para receberem as primeiras doses no município (Walter Miro / Blog da Polo)

A vacina chega a Santa Cruz do Capibaribe 283 dias após o primeiro caso diagnosticado no município, no dia 11 de abril de 2020. A paciente foi uma mulher de 30 anos que teve sintomas leves e recebeu alta após o monitoramento domiciliar. Desde então, de acordo com o último boletim, emitido na semana passada, o município teve 3.637 casos, com 79 óbitos.

Equipe da Secretaria de Saúde com o prefeito Fábio Aragão e o vice Helinho Aragão (Walter Miro / Blog da Polo)

O imunizante foi aplicado em uma cerimônia simbólica em dois profissionais da saúde do município, a agente comunitária de saúde Maria da Silva Pereira (68), servidora há 20 anos, e o enfermeiro Cláudio Márcio Silva (48), servidor há 17 anos, que estão na linha de enfrentamento contra a pandemia. Ambos não contraíram a doença, mas tiveram casos na família.

Imunizante foi aplicado seguindo os protocolos de segurança (Walter Miro / Blog da Polo)

“Gostaria de agradecer pelo empenho e pela luta, os dias tão difíceis que estamos enfrentando. Perdemos companheiros de trabalho nesta batalha, e fazemos todos os esforços também em memória deles”, pontuou a secretária de saúde, Paula Moraes.

O prefeito Fábio Aragão e o vice Helinho Aragão, ao lado de Maria da Silva Pereira e Cláudio Márcio da Silva, os primeiros a receberem a vacina em Santa Cruz do Capibaribe (Walter Miro / Blog da Polo)

A campanha de vacinação deverá ser iniciada nos próximos dias no município, tendo quatro localidades como base para a aplicação do imunizante: As escolas Ivone Gonçalves de Araújo (Centro), Lindalva Aragão de Lira (Santo Agostinho), Professora Lucinalva Santos Aragão (Palestina) e na Praça do CEU (Santa Filomena).

Na primeira etapa da imunização, serão distribuídas 856 doses da vacina CoronaVac, onde 428 pessoas serão imunizadas.

*Atualizada às 15h15

Postado por: Walter Miro

Ouça A Polo FM Ao vivo
Siga nossas Redes
Fale Conosco
error: Content is protected !!