Pesquisar

Saúde recomenda vacina da Pfizer para gestantes que tomaram 1ª dose da AstraZeneca

 

 

O Ministério da Saúde anunciou na última segunda (26) uma recomendação para as gestantes e puérperas contra o Covid-19. Aquelas que receberam a primeira dose da vacina da AstraZeneca poderão tomar outro ciclo de imunizante para a conclusão do ciclo vacinal. A preferência é que essa nova aplicação seja da vacina da Pfizer.

A recomendação, até agora, era que mulheres nesse grupo esperassem o fim do puerpério para a tomar a segunda dose. Essa orientação foi dada após a morte de uma gestante no Rio de Janeiro, cujo falecimento teria relação com o fato de ter sido tomada a primeira dose da vacina AstraZeneca.

Essa situação é excepcional. Nos demais casos, a aplicação de doses diferentes em uma pessoa (chamada tecnicamente de intercambialidade) deve ser tratada como erro.

“Não é permitida a intercambialidade nos casos normais. Ainda é considerado erro de vacinação. E, quando isso ocorrer, deve ser tratado como erro vacinal e registrado no e-SUS [sistema de dados do Sistema Único de Saúde]”, disse o Ministério.

Para as grávidas e puérperas que ainda não se vacinaram, segue a orientação para que tenham a aplicação de doses sem o vetor viral, como CoronaVac ou Pfizer.

Com informações da Agência Brasil

Compartilhe agora essa notícia!

Facebook
WhatsApp
Twitter