INCLINAÇÃO – Além de “estranho”, a palavra “inclinação” também ganhou um lugar de destaque na campanha de 2024 em Santa Cruz, principalmente depois da divulgação de apoios em redes sociais que eram, na verdade, apenas uma inclinação a apoio.
AUMENTO – Essa campanha está tão estranha que até a recente votação na Câmara de Vereadores do aumento de salário de prefeito, vice, secretários e vereadores não repercutiu praticamente nada. André Tadeu e os haters estão em outra vibe.
ESCURIDÃO – Semana passada a candidata Alessandra foi ao bairro Arcoverde fazer sua caminhada, mas no exato momento de iniciar, faltou energia na localidade. Isso rendeu vídeos, comentários em redes sociais e teorias da conspiração. Pode ser sinal que ninguém mais vai pular para os Taboquinhas, porque eles sempre dizem: o último que sair apague a luz.
INSPIRAÇÃO – Coincidência ou não, após o êxito na eleição passada do cristão Fábio Aragão em Santa Cruz, teremos nas majoritárias de 2024 dois candidatos a vice que são presbíteros. O do Democracia Cristã, além de presbítero é pedreiro e roteirista de filmes, esse é polivalente.
INDICAÇÃO – Ainda não se tem notícia oficial de nomeação de alguém para o Detran de Santa Cruz, mas após todo esse tempo, fala-se que as coisas estão sendo resolvidas tanto para quem tem carrão ou se você está com Carrin.
REPRESENTATIVIDADE – A Cohab e a Palestina são, provavelmente, as localidades com maior número de candidatos a vereador em 2024. Quase como o Tambor em Brejo da Madre de Deus. Se todos esses candidatos se juntassem, mesmo sem nenhum mandato, conseguiriam representar e buscar muitas soluções para seus bairros.
SABATINA – Na sabatina dos professores, o candidato Anderson Silvestre começou suas considerações iniciais dizendo que havia um exagero de vigas na Câmara de Vereadores. O ex-presidente da Câmara, Capilé da Palestina, já teve pouca dor de cabeça com aquela reforma para alguém colocar mais defeito. Mas, segundo o próprio ex-presidente, não mexeu nas vigas.
DESTAQUE – Outro destaque da sabatina dos professores foi quem conseguiu se sobressair com maior tranquilidade, sem demonstrar insegurança ou nervosismo, ou seja, o candidato a vereador que passou a sabatina de seu candidato a prefeito dormindo sossegadamente na plateia, virando figurinha quase que imediatamente.
ATRASOS – Ainda em Santa Cruz, já se reclamou muito em campanhas de atrasos de pagamentos de servidores e fornecedores. Atualmente, os atrasos relevantes foram nas inaugurações de alguns comitês e hora de início de debate.
8 DE SETEMBRO – O desfile cívico de Santa Cruz foi marcante, não só pelas belas apresentações, organização e entrega de uma frota de doze ônibus escolares para população, mas pela mudança de 7 para 8 de setembro.
DEBATE DE TODOS – O primeiro e provavelmente único debate com todos os candidatos a prefeito de Santa Cruz foi marcado por atraso, problemas técnicos, guerra de cartazes, polarização azul / vermelho e clima quente quando o assunto era corrupção. Foi uma verdadeira fábrica de memes. Quem esperava uma pegada mais propositiva, deve ter se decepcionado. É ter fé nos futuros debates para que os candidatos façam uma nova história nos embates e tenhamos debates justos com todos lado a lado e se respeitando.
As opiniões expressas nesta coluna, são de responsabilidade de seu autor