RESUMÓRIO, com professor Tenório

MANTRA – A governadora Raquel Lyra veio a Santa Cruz do Capibaribe na quinta-feira da semana passada para participar do Ouvir para Mudar. Nosso mantra de pedir por água e estrada há anos ganhou o reforço de um hospital, que foi muito pedido.

AÇÕES – Para Santa Cruz, a governadora assinou ordem de serviço para a construção de uma estação de tratamento de água, anunciou a retomada das obras da BR 104 e a conclusão da cobertura da Central de Feiras para o aniversário da cidade no dia 29 de dezembro. Pode não parecer muita coisa, mas as ações anunciadas para Santa Cruz deixaram seus aliados felizes, diferentemente do prefeito de Toritama, Edilson Tavares, que não demonstrou muita empolgação com o anúncio da construção de uma escola estadual na Capital do Jeans.

ALIADOS – A ausência do deputado estadual Edson Vieira, que ainda não estava empossado, e a ausência de Alessandra Vieira no Ouvir para Mudar deixou claro que a governadora agora só tem dois grandes grupos políticos aliados em Santa Cruz. Ficou claro também a disputa entre Fábio Aragão e Allan Carneiro por mais tempo e atenção de Raquel Lyra. Depois cada um poderia divulgar quem conseguiu mais fotos e vídeos com ela pra gente comparar. E, claro, mais ações para a cidade.

PERFIL – A euquipe do Resumório que acompanha atentamente todos os detalhes ficou com a impressão de que não encontrará com facilidade um figurino audacioso, longo período sem algum secretário entregar o cargo e muitos sorrisos no rosto da governadora.

EX-AMIGOS VIRTUAIS? – Semana passada, trouxemos aqui a notícia que os ex-companheiros de PSG, Neymar e Mbappé pararam de se seguir nas redes sociais e questionamos se a peitica entre Carlinhos da Cohab e a gestão do Novo Tempo gerou alguma perda de seguidores ou só de eleitores e prestígio dentro do grupo. E não é que nesta semana começou uma especulação nas redes sociais que Fábio e Carlinhos da Cohab deram uma de Neymar e Mbappé? Eu não acredito, mas aprendi a não duvidar de nada na política.

DESCANDIDATOU-SE – E por falar no vereador Carlinhos da Cohab, Ernesto Maia disse, que disseram a ele que Carlinhos disse ao deputado federal Eduardo da Fonte e a Diogo Moraes que não seria candidato a vereador em 2024. O vereador do Povão nem confirma, nem nega a história. O fato é que tem gente no grupo Taboquinha em festa com a possibilidade da saída de Carlinhos da disputa eleitoral. E tem gente já com a justificativa pronta pra deixar de votar nele, afinal, a história é que o representante da Cohab não disputaria a eleição e fechou apoio a outro parlamentar.

É OFICIAL – A situação está definida e agora é oficial, Edson de Souza Vieira é deputado estadual e mais um projeto do executivo sobre empréstimo foi rejeitado pela Câmara de Vereadores de Santa Cruz. Raquel Lyra anunciou alguns bilhões de empréstimo para tocar as obras do estado e tinha vereadores sentados atrás dela empolgados com o discurso. Vai ver que eles estão por dentro de todas as finanças do estado…

NÃO É OFICIAL – Até a “encerração” da escrita desta coluna na quarta-feira de manhã, tem gente sem saber se terá ou não terá eleição de Conselho Tutelar em Santa Cruz. A mídia divulga o cancelamento da eleição após decisão judicial e há a versão de que o COMDECA não foi notificado e segue a programação normal. Terá eleição em todo canto, mas Santa Cruz é sempre diferenciada.

REPERCUSSÃO – O imbróglio jurídico sobre a eleição do Conselho Tutelar pode minimizar a repercussão da coletiva de imprensa dos verdes para a anunciação da adesão de Dida e Zilda, mas como diz alguém que não lembro quem, os verdes vêm fortes em 2024!

TOCAIA – Parece coisa de Resumório, mas circula nas redes sociais um áudio com a justificativa do deputado estadual Abimael Santos para não ter comparecido na reunião da ALEPE e não ter participado da votação do pacote fiscal que tratava da redução do IPVA e o aumento do ICMS em Pernambuco. Segundo o áudio, Abimael estava fazendo uma tocaia no açude da manhosa para nenhuma máquina aparecer e mexer na parede do açude. Duvido algum deputado de Pernambuco já ter apresentado uma justificativa dessas para uma falta.

“Não me queiram mal. Apenas pensem nisso, enquanto lhes digo que fica o dito para ser rido.”

As opiniões expressas nesta coluna, são de responsabilidade de seu autor

Compartilhe agora essa notícia!

Facebook
WhatsApp
Twitter