ELE SIM – Enquanto uns prefeitos penam com o desgaste por não conceder aos professores o reajuste de 33,24% definido pelo Governo Federal, o prefeito de Toritama, Edilson Tavares, se deleita com o reajuste acima do proposto pela lei do piso do magistério. Em razão disso, provavelmente alguns prefeitos devem olhar atravessado pra ele nas reuniões da AMUPE.
AINDA HÁ ESPERANÇA – Em participação por telefone no programa Rádio Debate, da Rádio Polo, a secretária de Educação de Santa Cruz disse que, dependendo dos recursos que chegarem, ainda pode ser que se conceda o reajuste de 33% pleiteado pela categoria de professores. Alguém aí acredita nisso?
PROPOSTAS – E finalmente a reunião entre prefeitura e professores aconteceu na última segunda-feira. A proposta da categoria não foi aceita e a gestão apresentou uma nova proposta para categoria que será apreciada, mas já se sabe que os mestres não gostaram nem da apresentação oficial do governo, chamando-a de fake news, inclusive.
DIVULGAÇÃO – A nota oficial da gestão sobre a proposta de 36% para professores da base e até 20% de forma gradativa para professores que recebem a cima do piso salarial, que foi repercutida por blogs da cidade e região ganhou o carimbinho de “mentira” e “fake news” dos professores. Nota vai e nota vem e o impasse continua.
RACISMO – Os últimos dias foram marcados pela polêmica envolvendo palavras consideras racistas do vereador Carlinhos da Cohab para o também vereador Nego Zé, durante o uso da tribuna na reunião da semana passada em Santa Cruz do Capibaribe. Pra variar, pessoas ligadas a grupos políticos acham que as palavras foram racistas e, pessoas ligadas ao grupo político do vereador Carlinhos, acham que não foi bem assim. Tipo, as acusações são bem desproporcionais feito a distribuição dos bancos de praça na Av. 29 de Dezembro, onde colocaram uns quatro no lugar da mala Taboquinha e poucos ao longo de toda avenida.
FALTA FREIO – O suposto racismo praticado por Carlinhos a Nego Zé repercutiu no estado e a judicialização foi o caminho. A verdade é que Carlinhos da Cohab quando vai tecer certas críticas falta freio nas palavras, feito um Toyota velho alugado a prefeitura que presta serviço ao município e um dia desses caiu numa vala justamente por problema no freio.
VOCAÇÃO – O ex-jogador de futebol, Carlinhos Bala, vai disputar uma vaga na Alepe este ano. Em 2020 ele disputou eleição para vereador no Recife e não foi eleito. Não que pareça que ele será cauda para o PP, vai que a população acha que a vocação dele é ser deputado estadual e não vereador.
SEMELHANÇAS – O prefeito de Petrolina e pré-candidato a governador, Miguel Coelho, visitou o Distrito de São Domingos ontem. Sobre o evento não fui e não ouvi muita coisa a respeito, mas acredito que Miguel deve ter achado muito parecido São Domingos com Petrolina. Muito bem administrada pelas uvinhas de Petrolina que se revezaram no poder nos últimos anos. Vai acabar se confundindo e achando que está em casa.
DESMASCARADOS – Governo de Pernambuco amplia capacidade de público em eventos, mas vai continuar exigindo máscaras, diferentemente dos governos do Rio de Janeiro e São Paulo que retiraram a obrigatoriedade do uso de máscara em locais abertos.
VIAGENS – Não se trata de alguma variante regional, é mais por decisão dos governadores mesmo. Ao todo, já são dez estados e o Distrito Federal com flexibilização do uso de máscara em locais abertos. Será que isso implicará em alterações de valores nos pacotes de viagem para essas regiões? Do mesmo jeito que tem quem já banalizou o uso da máscara, tem também quem cumpre ao pé da letra o protocolo e os decretos. Viajar já é bom e podendo ficar um tempão na rua sem máscara, aí é que é bom.
“Não me queiram mal. Apenas pensem nisso, enquanto lhes digo que fica o dito para ser rido.”
As opiniões expressas nesta coluna são de responsabilidade do seu autor