RESUMÓRIO – com o professor Tenório

 

CERTIDÃO DE NASCIMENTO – Sem perder tempo, ao ver o prefeito Fábio Aragão anunciar um ônibus para o transporte escolar vindo de emenda da bancada pernambucana, mas sem citar nome de deputado, o ex-prefeito Edson Vieira apresentou rapidamente a “certidão de nascimento” comprovando a paternidade do ônibus, nascido de uma emenda de seu aliado, o ex-deputado federal, Bruno Araújo.

MINI POLÊMICA – O anúncio de obras ou serviços oriundos de adversários políticos sempre rende uma mini polêmica política, pois nem todos se sentem à vontade de citar ou reconhecer o trabalho dos adversários. Uns citam, outros nem sempre. Até acusação de boicote às vezes aparece. Como diria a Sandra Annenberg, que deselegante!

THE BEST – O futebol nos mostra que nem sempre o melhor vence, a França na Eurocopa que o diga. Mas falando de política, que é um pouco diferente, Capilé da Palestina foi eleito o melhor presidente de Câmara entre as cidades da região.

A ESCOLHA – Em tempos de premiações compradas, importante esclarecer como e onde foi a escolha. Na verdade, foi uma constatação, numa mala entre pessoas que acompanham política diariamente, após analisar o desempenho dos presidentes das câmaras de Jataúba, Brejo da Madre de Deus, Toritama, Taquaritinga e Santa Cruz.

DIVERGÊNGIAS – Naturalmente, muita gente vai discordar do título. Parabenizem Capilé ou lamentem pelas câmaras das outras cidades. Mas para tentar ser um pouco justo, acompanhem as reuniões, a condução e as polêmicas em todas as casas legislativas analisadas.

PRESTANDO CONTAS – A propósito, quem vive dizendo que vereador não faz nada, mas nunca acompanhou uma sessão da câmara ou até mesmo alguma reunião das comissões, teve prestação de contas na Câmara de Santa Cruz e quem não acompanhou, olhe pelo menos as redes sociais dos vereadores e vejam a produção deles nestes primeiros seis meses do mandato. Tem muito projeto e solicitação bacana e importante. Agente critica pra caramba, mas também precisa reconhecer o trabalho de todos.

INVISÍVEIS – Aqui muito já se falou numa mão invisível guiando os rumos da Câmara de Vereadores. Em Taquaritinga, não é só uma mão invisível, lá um servidor da Câmara era taxado de ser detentor do manto da invisibilidade. Na Dália da Serra, o servidor invisível apareceu após questionamento do vereador oposicionista Hélio de Novo. Em Santa Cruz, quando querem buscar informações sobre perímetro urbano e Serra do Exu, todo mundo sabe onde encontrar a mão invisível.

O SILÊNCIO – Enquanto alguns políticos pelejam para estar na mídia, outros conseguem virar pauta até quando se calam, porque o silêncio deles grita, como por exemplo, Zé Augusto e Carlinhos da Cohab. O vereador do povão, soldado mais combativo da gestão Aragão anda meio calado ultimamente, dando a entender que está insatisfeito com a gestão ou, no mínimo, com alguma situação específica dentro do governo.

CALADINHO – Ernesto Maia está chamando Carlinhos de “Caladinho da Cohab”, por ele não se posicionar diante de pautas negativas do governo. Eu não sei o que está acontecendo, mas em se tratando de defender o governo, Carlinhos é o camisa dez do time lá na Câmara. Um desfalque momentâneo muito importante num campeonato longo de quatro anos e com adversários fortes e experientes.

INÍCIOS CONTURBADOS – Um dia desses, Allan Carneiro chegou a dizer numa entrevista na Rádio Polo que esse era o pior início de gestão em Santa Cruz do Capibaribe. O prefeito do Brejo da Madre de Deus, Roberto Asfora, também não vive um de seus melhores momentos a frente do executivo. Escândalo de desvio de vacina e pedido de cassação de chapa de aliados não podem ser colocados na conta do ex-prefeito Hilário Paulo.

ESTATÍSTICA – A equipe do prefeito Fábio Aragão na campanha era a melhor equipe de análise estatística, com pesquisas que apontavam resultados precisos. Mas como o prefeito chegou à conclusão de que as muriçocas em Santa Cruz diminuíram 70% eu não sei e nem imagino como chegaram a essa conclusão.

“Não me queiram mal. Apenas pensem nisso, enquanto lhes digo que fica o dito para ser rido.”

As opiniões expressas nesta coluna são de responsabilidade do seu autor

Compartilhe agora essa notícia!

Facebook
WhatsApp
Twitter