Pesquisar

Rádio Debate repercute estudo feito pelo presidente da CDL sobre a falta de costureiras em Santa Cruz do Capibaribe

O programa Rádio Debate desta segunda-feira (19) da Rádio Polo, repercutiu um estudo realizado pelo presidente da CDL Santa Cruz do Capibaribe, Bruno Bezerra, relacionado a falta de profissionais de costura no mercado, principalmente na cidade de Santa Cruz, onde oito de cada dez confeccionistas reclamam da falta de costureiras.

O dado traz luz à discussão, tendo em vista a aproximação da disputa eleitoral na qual os pretensos pré-candidatos a prefeito devem se atentar para essa questão. No levantamento, Bruno constatou algumas possíveis causas para essa escassez, como a baixa valorização da mão de obra e a falta de interesse por parte dos jovens com o ofício da costura, além também da falta de estrutura que capacite esses profissionais com cursos direcionados à prática.

Outro dado é referente a quantidade de micro e pequenas empresas, onde costureiras optam pelo empreendimento próprio diversificando e oxigenando a base de empresas na cidade, porém fragiliza fragiliza a oferta de profissionais da costura, um serviço essencial para o crescimento das empresas já existentes.

“Como podemos observar, uma combinação de fatores forma um gargalo que Santa Cruz do Capibaribe precisa tratar de maneira urgente e estratégica, sobretudo por ser a cidade referência do Polo de Confecções de Pernambuco. Contudo, o propósito deste texto é tentar despertar a atenção para um cenário desafiador que deve ser levado em consideração no debate de ideias e propostas no processo de evolução do nosso ecossistema empreendedor, principalmente num ano com eleições municipais como 2024, mas não somente em ano eleitoral, esse precisa ser um debate permanente”, escreveu Bruno Bezerra.

Confira o texto completo (clique aqui).

Ouça o programa na íntegra:

Compartilhe agora essa notícia!

Facebook
WhatsApp
Twitter