
O programa Rádio Debate desta quarta-feira (18) na Rádio Polo, recebeu o advogado especialista em direito processual, Marcelo Diógenes, que explicou sobre as alterações feitas pelo STF (Supremo Tribunal Federal) em relação às contas de prefeitos que são julgadas pelos Tribunais de Contas.
Marcelo ressaltou que a mudança não retira a competência das Câmaras Municipais. A diferença é que os TCEs devem julgar as contas de gestão. Já a Câmara julgará as contas do governo, que pode definir se o político pode ou não manter sua elegibilidade.
Antes, porém, os debatedores avaliaram a pesquisa divulgada pelo Instituto Informa para o Senado em Pernambuco. O levantamento apresenta vantagem numérica para a ex-deputada federal Marília Arraes (Solidariedade), mas com empate técnico da neta de Miguel Arraes com o atual senador Humberto Costa (PT). Na terceira posição, mas empatando tecnicamente com Humberto, está o primeiro nome da direita, o ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes Anderson Ferreira (PL).
Após Anderson, há empate técnico ainda com os nomes do ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho (União Brasil) e do deputado federal Eduardo da Fonte (PP). Coelho e da Fonte farão parte da mesma federação no próximo ano. Com posições abaixo dos 4% estão o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), e o atual senador Fernando Dueire (MDB).