Primeira reunião da Câmara após as eleições é marcada por agradecimentos e provocações entre parlamentares

Na tarde desta quinta (19), aconteceu a primeira sessão da Câmara de Vereadores após o resultado das eleições do último domingo.

Quatro parlamentares não compareceram, Joab (PP) e Pipoca (PP), por causas pessoais, Dr. Nanau (PSDB) alegando uma consulta médica previamente agendada e Helinho Aragão (PSB), o vice-prefeito eleito está em tratamento contra o Covid-19.

No primeiro momento, na votação dos projetos de lei, a Câmara aprovou o projeto 011/2020 do Poder Executivo, que estima e fixa a despesa do Município para o Exercício 2021.

De acordo com a votação, o prefeito eleito Fábio Aragão (PP), terá no seu primeiro ano de governo, 30% de remanejamento orçamentário, caso necessário.

Votaram contra a matéria os vereadores Jéssyca Cavalcanti (PSDB), Irmão Val (MDB), Nailson Ramos (MDB), Ronaldo Pacas (MDB), Ernesto Maia (PCdoB) e Capilé (PSD).

Nos discursos, todos os parlamentares inscritos da tarde fizeram questão de agradecer a votação recebida no último domingo, os eleitos de agradecer pela oportunidade de representar o Poder Legislativo nos próximos quatro anos e saudaram os vereadores eleitos que compareceram à sessão desta tarde.

Discursos

Mais uma mulher na Câmara

A vereadora Jéssyca assegurou que fará oposição ao Governo Fábio Aragão de maneira rigorosa, porém responsável. Ela ainda saudou a vereadora eleita Nega (PSD), ressaltando o fato de na próxima legislatura haverem duas mulheres na Câmara.

Terceiro, porque não havia mais uma candidatura

Júnior Gomes (PSB), provocado por militantes que compareceram à sessão, respondeu no seu discurso que a candidatura do grupo de situação ficou em terceiro lugar nas eleições.

“E a sorte foi que não teve quatro candidaturas, se não teria ficado em 4º”, disparou.

O vereador, que não disputou a reeleição, lembrou que as candidaturas de Fábio e Allan (PSD) somaram mais de 32 mil votos, contra menos de 15 mil votos de Dida de Nan (PSDB), mostrando o quanto a população não pretendia permanecer com o projeto governista.

Recado para os eleitos

O vereador Ronaldo Pacas (MDB), saudou os vereadores eleitos lembrando a eles que boa parte das críticas que os candidatos sem mandato destinaram aos parlamentares, faria deles alvo da população.

“Os senhores darão nomes a ruas, títulos de cidadania, moções de pesar, votos de aplauso, porque isso também faz parte da atividade parlamentar que tanto os candidatos sem mandato disseram ser a única função desta Casa”, disse.

Política antes e depois de Allan

Vereador que aderiu ao projeto de Allan Carneiro antes das eleições, Capilé afirmou que a política de Santa Cruz do Capibaribe será dividida entre “antes e depois de Allan Carneiro”, pela expressiva votação recebida pelo candidato nestas eleições.

Capilé saudou os futuros colegas de bancada presentes na sessão e assegurou que o grupo, apesar de oposicionista nas eleições não seria obstáculo para a administração.

“Desde que grandes projetos para o bem da população sejam apresentados, nós iremos analisar tudo com atenção e votar conforme a necessidade da população”, afirmou.

Sobradinho Vermelho

O vereador Ernesto Maia (PCdoB) iniciou o seu discurso rebatendo as críticas recebidas por vereadores da bancada Taboquinha, dizendo nunca ter tripudiado de adversários em vitórias e dizendo que sua adesão ao grupo Boca Preta próximo às eleições deste ano se deu por uma série de fatores como a redução de espaço na sua campanha, por ter assumido uma posição de independência.

Ernesto ainda cobrou que a bancada do grupo de Allan Carneiro mantenha suas posições ao longo da legislatura.

“Se os senhores não abrirem os olhos, poderão virar um Sobradinho Vermelho”, advertiu.

Compartilhe agora essa notícia!

Facebook
WhatsApp
Twitter