PRIMEIRA MÃO: Pesquisa é suspensa em Santa Cruz do Capibaribe

Justiça determina que adequações sejam realizadas

A coligação “A mudança que o povo quer” entrou com ação pedindo a suspensão da pesquisa (Acervo / Blog da Polo)

A pesquisa de intenção de voto para prefeito de Santa Cruz do Capibaribe que seria divulgada nesta quinta-feira (15), foi suspensa por força de liminar concedida há poucos minutos pelo juiz Moacir Ribeiro da Silva Júnior.

O pedido de suspensão foi movido pela coligação “A mudança que o povo quer”, que tem como candidato a prefeito Allan Carneiro (PSD).

A pesquisa, realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais Políticas e Econômicas (Ipespe) e encomendada pelo Blog do Elielson está sendo realizada durante os dias 13 e 14 de outubro, com divulgação prevista, anteriormente, para amanhã (15).

O instituto que está realizando a pesquisa tem mais de 30 anos de atuação e se apresenta no seu site como o maior do norte e nordeste, com equipes em todo o país (Reprodução)

Dentre os principais pontos argumentos na ação e acatado de forma liminar, está a falta de certificação digital do pesquisador responsável e desacordo entre dados apontados para embasamento do levantamento e fontes oficiais.

Confira um trecho da decisão onde estipula a multa para divulgação da pesquisa, da forma que está, no valor de cem mil reais:

“Portanto, DEFIRO o pedido de TUTELA PROVISÓRIA DE URGÊNCIA em sede de liminar, determinando que os representados REALIZEM as adequações necessárias para o atendimento das exigências apontadas acima e previstas na Lei n. 9.504/97, notadamente quanto à utilização de fatores de ponderação, grau de instrução, nível econômico e faixa etária.

Caso não seja possível realizar as adequações apontadas, que SUSPENDA a divulgação da pesquisa impugnada, tudo sob pena de multa que, desde já, fixo em R$ 100.000,00 (cem mil reais).”

Na sua decisão, além de deferir o pedido tutela provisória de urgência, o juiz deu o prazo de dois dias para apresentação da defesa.

Compartilhe agora essa notícia!

Facebook
WhatsApp
Twitter