A prefeitura do município de Brejo da Madre de Deus, anunciou nessa terça-feira (6) que desativou os lixões da sede do município e do distrito de São Domingos. A partir de agora, os resíduos serão depositados em aterros sanitários na cidade de Caruaru, e não mais em lixões a céu aberto. Os aterros compactam o lixo, cobrem com areia e fazem a impermeabilização do solo, para evitar a contaminação através do chorume.
Gustavo Pinto, engenheiro ambiental, falou sobre o encerramento dos lixões no município.
“O encerramento dos lixões passa não apenas pela questão ambiental, quando falamos em sustentabilidade estamos falando de um tripé que se baseia na questão ambiental, econômica e social. Hoje, estamos encerrando os dois últimos lixões do município, já encerramos o de Mandaçaia e de Fazenda Nova”, afirma.
Segundo Gustavo, há dois anos a desativação era planejada e vários aspectos foram compreendidos entre eles, ações sociais para realizar o amparo aos trabalhadores que tiram do serviço de catação do lixo o seu sustento.
“Por meio da Secretaria de Assistência Social foi realizado o cadastro de todos os catadores, as Secretarias de Educação e Saúde fizeram campanhas de conscientização, capacitação e disponibilização de vacinas, além de oferecer vagas em creches e escolas para os filhos dos catadores. Tivemos todo um planejamento antes de chegarmos até essa fase”, pondera.