
Os eleitores que pretendem votar nas eleições deste ano, mas que nos dias 2 e 30 de outubro já sabem que não estarão nos seus municípios, têm até a próxima quinta (18) para se habilitarem na Justiça Eleitoral a realizarem o voto em trânsito.
Para fazer o cadastro, basta ir até um cartório eleitoral até o dia 18 e apresentar um documento oficial com foto, indicando o local onde pretende exercer o direito de voto no primeiro, segundo, ou nos dois turnos.
Se o eleitor quiser fazer o voto em trânsito em outra cidade do mesmo estado onde vota, ele poderá votar em todos os cargos em disputa: deputado estadual, federal, governador, senador e presidente.
Caso o eleitor faça o cadastro para votar em trânsito e no dia da eleição estiver em outro estado, ele poderá votar apenas para presidente.
Os pedidos devem ser feitos de maneira presencial, em cartórios eleitorais de todo o Brasil.
O pedido de voto em trânsito não significa que o eleitor irá transferir o título, ele estará apenas apto para votar nas eleições deste ano, fora do seu domicílio eleitoral, após o pleito, a vinculação do eleitor com a sua seção de origem é restabelecida automaticamente.