Pesquisar

Prazo para emissão ou regularização do título de eleitor termina hoje

 

 

O eleitor que pretende participar das eleições deste ano precisa estar atento aos prazos para regularização do seu título, e correr até o Cartório Eleitoral mais próximo ainda nesta quarta-feira (4) último dia para a emissão, pagamentos de multa e transferência de título.

Quem não regularizar sua situação, ficará proibido de votar nas Eleições Gerais de 2022, previstas para o dia 2 de outubro.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, entre a segunda e terça-feira desta semana, foram realizados 640 mil atendimentos no portal do tribunal, para que eleitores pudessem conferir sua situação, a demanda chegou a provocar instabilidade no sistema online.

Também foram feitos 527 mil requerimentos de alistamentos eleitorais (RAEs) nos cartórios, o que totaliza 1,167 milhão de atendimentos em 36 horas.

A data-limite é para quem precisa acertar pendências e multas relativas a ausências em eleições anteriores. O eleitor que não votou nas três últimas eleições e teve o título cancelado também deve regularizar a situação.

O único procedimento que pode ser feito após 4 de maio é a emissão da segunda via do título, até 10 dias antes do primeiro turno das eleições. O voto é obrigatório para pessoas alfabetizadas entre 18 e 70 anos de idade.

Segundo os dados mais recentes do TSE, de março deste ano, o país possui cerca de 148 milhões de eleitores. Mais de 6 milhões de títulos foram cancelados entre 2018 e 2021.

Compartilhe agora essa notícia!

Facebook
WhatsApp
Twitter