
O Ministério da Cidadania informou que decidiu prorrogar mais uma vez o prazo para que os usuários possam atualizar as informações do Cadastro Único (CadÚnico) até o dia 14 de novembro.
Anteriormente a data final para atualização destes dados era até esta sexta-feira.
Diante da possibilidade de encerramento da data para atualização em meio ao feriadão do dia de Nossa Senhora Aparecida, onde muitas cidades decretaram pontos facultativos, tirando a possibilidade de que usuários fizessem este procedimento de última hora, provocaram imensas filas em várias cidades do Brasil.
A inscrição no CadÚnico é um dos critérios para a concessão de benefícios de programas sociais do Governo Federal para famílias em situação de vulnerabilidade, como o Auxílio Brasil.
Os processos estão em andamento desde fevereiro e englobam 8 milhões de famílias, de acordo com o governo.
A revisão cadastral consiste em solicitar à família a atualização dos registros do Cadastro Único, caso esteja há mais de dois anos sem nenhuma alteração. Já a averiguação cadastral verifica as informações do CadÚnico a partir de informações contidas em outros registros administrativos federais.
Se forem identificadas inconsistências após o cruzamento de dados, a família deve comprovar que segue cumprindo os critérios de elegibilidade ao Auxílio Brasil.
Quem tem dados desatualizados recebeu aviso via aplicativo que precisava corrigir as informações até, sob risco de perder o benefício. Por isso, nos últimos dias, há enormes filas para atendimento nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de várias cidades.
Está é mais uma vez que a atualização de dados é prorrogada. Isso já havia sido feito em julho.