No ar mais uma coluna ‘Politicando’, com os principais fatos da sempre animada (ou quase sempre) cena política de Santa Cruz do Capibaribe.
Segue o baile – E chegou mais um final de semana, e com ele a expectativa para mais uma sequência de movimentos promovidos pelos principais grupos políticos envolvidos na disputa eleitoral deste ano em nossa cidade.
Tempo curto – Resta saber como cada grupo vai novamente colocar o bloco na rua, já que estamos há apenas 30 dias da eleição e para muitos a população ainda não foi convencida a se envolver na campanha deste ano.
4 por 1 – No último final de semana ficou evidenciada a superioridade do movimento promovido pelo grupo Taboquinha, que aconteceu no final da tarde do domingo e que mais parecia um evento de reta final de campanha, dada a quantidade de pessoas e a forma entusiasmada como as mesmas participaram do ato.
O maior – Além do deputado Diogo Moraes, filho da terra e anfitrião político, participaram do evento, o deputado Eduardo da Fonte, Danilo Cabral, que disputa o Governo do Estado e candidata ao Senado, Tereza Leitão, que viram, sem dúvidas, um dos maiores, se não o maior ato de suas campanhas até agora.
O desafio… – Para os Taboquinhas a partir de agora é manter o embalo e fazer uma campanha com a mesma pegada do último domingo. Enquanto isso, o grupo Boca Preta se prepara para um grande evento, que deverá acontecer neste domingo.
O lado azul – No último sábado os simpatizantes e eleitores de Edson (candidato a deputado estadual) e Alessandra Vieira (vice na chapa de Miguel Coelho) chegaram a promover uma motorreata, que teve ainda a participação do deputado federal Fernando Filho, e que acabou prejudicada por uma chuva que caiu no final da tarde.
O desafio – Agora é torcer para não chover e mostrar forças, já que o tempo até a eleição é curto, o principal rival já mostrou grande volume de campanha nas ruas e os demais adversários não estão para brincadeira.
Molhou – Quem também deverá promover evento neste final de semana é o candidato a deputado federal Robson Ferreira. Debaixo de chuva ele promoveu a inauguração do seu comitê na tarde do último sábado, diante de um pequeno público, bem diferente dos grandiosos movimentos promovidos quatro anos atrás nos movimentos de rua do então candidato a presidência Jair Bolsonaro.
Deu ruim – Por falar em Robson, recebi a informação de que a relação entre ele e Adilson Bolsonaro está por um fio… Adilson é um dos pioneiros da causa bolsonarista na cidade e chegou a comandar reuniões de apoiadores de Robson na pré-campanha e campanha deste ano. O diálogo entre ambos, nem mesmo por telefone, existiria mais…
Com Bolsonaro – Adilson já definiu que se dedicará, a partir de agora, apenas a campanha de Bolsonaro a presidência, tendo colocado em xeque o voto em Anderson Ferreira para o Governo do Estado. Para Robson, Adilson não dará mais um ‘prego em uma barra de sabão’.
Duvi-dê-ó-dó – Diante de tudo isso, de um cenário de atritos internos, sou capaz de apostar uma Coca-Cola (e dessa vez não será com Euzébio) que Bolsonaro não virá mais a Santa Cruz neste mês de setembro, como chegou a ser anunciado semanas atrás.
Trabalho bem feito – Seguindo a onda bolsonarista, vale a pena frisar o bom trabalho que Berg Lucena vem fazendo a frente da campanha do casal Junior de Tércio e Clarissa Tércio. Com reuniões promovidas, ações de panfletagem, o tradicional porta a porta e bandeiras espalhadas pela cidade, a campanha dos Tércio consegue ser notada pela população.
Sabido demais – Já Allan Carneiro segue estratégia semelhante a adotada por ele no início de sua campanha eleitoral de 2020. Ele tem visitado fábricas e fabricos de toda a região e tem, assim, conseguido levar sua mensagem a um bom número de pessoas. Allan é sabido e seus adversários devem ficar atentos aos seus calculados passos.
Lá vem o Zé – Enquanto isso, Zé Augusto Maia já montou sua estrutura de comitê. O espaço ficará às margens da PE-160, bem em frente onde funcionou até bem pouco tempo uma Farmácia Nathaly. A expectativa é para a inauguração, que deverá contar com a presença da candidata ao governo, Marília Arraes.
E para finalizar, perguntar não ofende: Quem será o estadual de Zé Augusto?
Para mais informações da política e cotidiano acesse também o www.blogdocesarmello.com.br
As opiniões expressas nesta coluna são de responsabilidade de seu autor.