Pernambuco notifica primeiro caso suspeito de varíola dos macacos

 

Manifestação da varíola dos macacos em paciente (Divulgação / OMS)

 

A Secretaria Estadual de Saúde foi notificada na última terça-feira (5), sobre o primeiro caso suspeito de varíola dos macacos no estado de Pernambuco.

O paciente, trata-se de uma pessoa do sexo masculino, de 25 anos, residente em Guarulhos-SP. Ele chegou a Pernambuco em 23 de junho, para visitar parentes na cidade de Paulista, Região Metropolitana do Recife.

A investigação constatou que o paciente teve contato com pessoas que estiveram na Europa, na cidade onde reside. Ele apresentou quadro de febre, alteração nos linfonodos do pescoço e da região genital além de erupção cutânea.

O paciente procurou atendimento na Clínica do Homem Recife, espaço especializado em prevenção, diagnóstico e tratamento de IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

No serviço o homem foi submetido a exames de sífilis, além de coleta de swab nasofaríngeo e coleta de amostra da lesão para análise e determinação de diagnóstico, o material foi submetido para a FioCruz, no Rio de Janeiro. Atualmente, o homem apresenta quadro de saúde estável, ele está em isolamento domiciliar, nenhum dos pacientes ou pessoas com quem ele teve contato apresentou algum tipo de sintoma.

Compartilhe agora essa notícia!

Facebook
WhatsApp
Twitter