No dia 25 de março do ano passado, o estado de Pernambuco contabilizou a primeira morte por Covid-19, à época, a vítima foi um idosos de 85 anos, morador do Recife, com histórico de comorbidade, quadro considerado até então o mais suscetível de casos graves.
De lá até o momento atual, o estado vivenciou meses críticos, com filas nos leitos de unidades públicas e particulares, flexibilização de protocolos, abertura de hospitais de campanha e fechamentos ainda no ano passado, seguidos de reabertura este ano na segunda grande onda, e novamente fechamento de unidades, pelo entendimento de que a pandemia está chegando próximo a um nível de controle.
O estado, que chegou a decretar medidas altamente restritivas, hoje tem um patamar considerável de flexibilização, admitindo por exemplo, a capacidade de eventos sociais com até 5 mil pessoas, jogos de futebol com mais de 13 mil espectadores, porém, a pandemia ainda persiste.
Nesta sexta-feira (29), O último boletim da Secretaria Estadual de Saúde apontou 11 novos óbitos, e elevando o número de vítimas fatais a 20.001 em Pernambuco.
Além dos casos de mortes, o estado divulgou a incidência de 630.976 casos confirmados de Covid-19, com 54.533 considerados graves e 576.443 casos leves. Do total de pacientes, cerca de 565 mil pessoas já estão recuperadas.
Sobre a vacinação, atualmente, Pernambuco possui 4.639.243 pessoas com o esquema vacinal completo, com 270.755 habitantes tendo recebido inclusive a terceira dose, de reforço.