
A Secretaria de Defesa Social de Santa Cruz do Capibaribe, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM) e em parceria com a Mobilidade Urbana, vem realizando diariamente a “Operação GCM Presente”. A iniciativa, que teve início na última semana, não possui data para encerramento e visa coibir a criminalidade nas ruas do município.
Em entrevista concedida ao repórter Ademilton Silva, o secretário de Defesa Social, Coronel Sena, explicou a dinâmica dos trabalhos e reforçou que as ações possuem caráter estritamente policial e de segurança pública.
Foco em veículos adulterados e combate aos crimes patrimoniais
De acordo com o Coronel Sena, a operação não tem como objetivo a fiscalização administrativa de trânsito — como apreensão de veículos por IPVA atrasado ou falta de CNH —, mas sim o combate direto ao roubo e furto de motocicletas e a apreensão de veículos adulterados.
“A nossa operação é policial. Vamos em busca de motos com alterações de características, seja de carenagens incompatíveis ou canos de escape adulterados que perturbam a população. Vamos retirar esse pessoal de circulação para dar paz e tranquilidade ao povo de Santa Cruz”, destacou o secretário.
As abordagens ocorrem de forma móvel e ostensiva em diversos pontos e horários da cidade — manhã, tarde e noite —, concentrando a fiscalização em indivíduos e veículos suspeitos de envolvimento em ilícitos.
Investimento em efetivo e reforço na segurança
A operação conta com a destinação de diárias extras autorizadas pelo prefeito Helinho Aragão, permitindo o aumento do efetivo da GCM nas ruas. A ação municipal soma-se ao reforço da Polícia Militar viabilizado junto ao Governo do Estado.
O Coronel Sena destacou ainda que a segurança do município ganhará um reforço permanente a partir de setembro, com o início do curso de formação de 70 novos guardas municipais aprovados no concurso público.
Alerta contra o compartilhamento de blitzes em redes sociais
Durante a entrevista, o secretário fez um apelo à população para que não compartilhe a localização de patrulhas e pontos de abordagem em grupos de redes sociais e aplicativos de mensagens.
Além de configurar crime, a prática alerta pessoas mal-intencionadas e prejudica o trabalho das forças de segurança. O Coronel Sena lembrou que a população pode colaborar realizando denúncias anônimas sobre desmanches e pontos suspeitos pelo WhatsApp da GCM: (81) 99615-6389.















