Um levantamento da Neoenergia Pernambuco, apontou que no ano de 2021, foram regularizados 42 mil ligações clandestinas em todo o estado, o equivalente a geração de 260 milhões de quilowatts, impactando também na segurança da população e a qualidade do fornecimento.
Tratam-se de clientes que antes utilizavam o serviço de forma irregular, ligado diretamente na rede de distribuição, sem nenhum tipo de medição, segurança ou garantia de qualidade.
Além de regularizar os clientes, a Neoenergia Pernambuco tem atuado de forma consistente na modernização do seu parque de medidores. Em 2021, foram 135 mil equipamentos substituídos.
A utilização de gambiarras para garantir o fornecimento de energia elétrica é contra a lei e oferece perigos aos usuários.
Esses tipos de intervenções na rede de distribuição, sem os devidos cuidados com o uso dos equipamentos corretos dentro dos padrões e normas do setor elétrico, executados por profissionais capacitados, podem ocasionar acidentes e incêndios, além de sobrecarga.
Denúncias
Caso alguma pessoa desconfie de ligações clandestinas ou mesmo de furto de energia por fraude no medidor, ela pode entrar em contato com a Neoenergia Pernambuco, por meio do 116, e fazer a denúncia de maneira anônima.
Além de crime, essas ações colocam em risco a segurança de toda a localidade e prejudicam consideravelmente a qualidade, a continuidade e confiabilidade da rede de distribuição de energia elétrica.