
No final da noite do último sábado (23), o médico e ex-secretário de Saúde de Pernambuco Guilherme Robalinho morreu aos 81 anos, no Real Hospital Português, na região central do Recife. A unidade de saúde informou, neste domingo (24), que ele faleceu em decorrência de complicações provocadas por uma doença neurológica degenerativa.
Robalinho foi secretário estadual de Saúde entre 1999 e 2004, durante dois mandatos do atual senador Jarbas Vasconcelos, e titular da Saúde na prefeitura do Recife entre 1993 e 1998.
O Conselho Regional de Medicina em Pernambuco, destacou que, além de ex-secretário, o médico foi conselheiro do órgão e gerente médico do Real Hospital Português, onde foi um dos defensores da criação do Instituto de Ensino e Pesquisa Alberto Ferreira da Costa e diretor responsável pelo Real Instituto de Gastrohepatologia.
Nas redes sociais, Jarbas Vasconcelos lamentou o falecimento do médico e amigo pessoal, a quem definiu como um parceiro de trabalho e companheiro de lutas.
“Não é fácil colocar em palavras o desaparecimento de um grande amigo. E quando esse amigo é um parceiro de vida, com mais de 40 anos de caminhada, essa tarefa fica ainda mais difícil. Ele leva um pedaço da nossa própria história, de fortes lembranças e recordações. É assim que sinto a ausência de Guilherme Robalinho”, escreveu.