O Juiz eleitoral Altino Conceição da Silva, cassou o diploma do vereador Ismar Aguiar (PSL), da cidade de Brejo da Madre de Deus, pela prática de compra de votos.
De acordo com o processo, Ismar Aguiar teria visitado a residência de uma eleitora e acertado quantia em dinheiro com o fim de obter voto, nas eleições de 2020. Gravação em vídeo mostra cenas que embasam a acusação.
A polícia federal realizou degravação do vídeo. No entendimento judicial, valores de R$ 100,00 (cem reais) teriam sido dados pelo então candidato, para cada voto em uma residência.
O vereador nega as acusações. Sua defesa ainda alega que a divulgação do vídeo em questão seria ilegal.
“Quanto aos fatos imputados ao vereador Ismar Aguiar, não há nos autos quaisquer justificativas para pôr em dúvida a prova audiovisual do vídeo, não obstante a negativa por parte de Ismar e da eleitora, assistindo à gravação se evidencia que Ismar expressamente pede apoio político aos 03 segundos do vídeo e logo após pergunta quantos votos são, informando que dará R$ 100 a cada um”, diz trecho da decisão.
Além de ter seu diploma cassado, o vereador foi declarado inelegível por oito anos e condenado ao pagamento de multa.
A ação foi proposta pelo Ministério Público Eleitoral, na pessoa do Dr. Antônio Rolemberg e pelo suplente de vereador, Hanaelton Peteleco (PSL).
A decisão cabe recurso. O vereador poderá recorrer ocupando o cargo.