Josevaldo Cowboy explica aliança política, escolha de vice, promete Central de Feiras para São Domingos, escolas e AME Mulher

Fotos: Maryana Lira.

Vereador em três oportunidades, ex-presidente do legislativo municipal e ex-vice prefeito, Josevaldo Cowboy tenta o posto de prefeito do Brejo da Madre de Deus nas eleições de 2024 pelo Republicanos, tendo como candidata a vice, Nininha, que disputa seu primeiro pleito.

Josevaldo foi eleito vice em 2016 ao lado de Hilário Paulo e disputou para deputado estadual em 2018 e a prefeito em 2020, período em que rompeu com o então gestor. Ao ser questionado sobre este fato, o Cowboy diz entender que ‘todos tiveram erros e que já pediram desculpas, enxergando um futuro para o município’.

O candidato reconhece as falhas do governo Hilário Paulo, ressaltando, segundo ele que, atualmente, com Roberto Asfora, os problemas estariam maiores e mais evidentes.

“Fiz várias críticas. Houve várias falhas no governo de Hilário. Não estou aqui dizendo que o governo de Hilário não teve falhas, até porque se não tivesse, eu não teria sido candidato, a gente não teria rompido. Todo governo tem falhas, uns mais outros menos, agora, eu duvido que o governo de Hilário tenha tido mais falhas que o atual. A única falha de Hilário foi a questão de pagamento, mas se for por trabalho, Hilário e o grupo Azul construiu, ao longo de sua trajetória, 70%, 80% de tudo que tem no município. Não podemos julgar Hilário apenas por uma questão de pagamento, tem que ver o que foi feito de positivo”, disse.

Em outro momento de crítica, contando com eventual conquista nas urnas, o candidato afirmou que quitará dívidas deixadas por ex-prefeitos. “Roberto bateu tanto, mas teve 4 anos e não pagou a dívida. A dívida não é de Hilário, é da prefeitura”, falou.

Josevaldo foi questionado sobre a participação dos ex-prefeitos Hilário e Dr.Edson na campanha e em futuro governo. Sem especificar possibilidade de secretaria, o candidato afirmou que eles ‘terão papeis na gestão’.

Central de Feiras – Com forte crítica à situação atual da feira do Distrito de São Domingos, Josevaldo garante que, dentro dos quatro anos de gestão, construirá Central para os comerciantes. O candidato afirma que se inspira na Central de Feiras de Santa Cruz do Capibaribe, atualmente em reforma. Ainda segundo o candidato, antes da construção, já nos primeiros 100 dias, deve modificar a feira para espaço mais organizado.

Definição de chapa – Ao falar sobre o processo de escolha para composição da majoritária, Josevaldo garantiu que sua escolha pessoal sempre foi por Nininha, esposa do ex-prefeito Hilário Paulo e, argumentando ‘ser um político do diálogo’, explica que a demora se deu em virtude das conversas entre o Republicanos e PSB, a nível estadual.

Segundo Josevaldo, havia um acordo estadual para indicação do vice por parte do PSB, algo que os socialistas de Brejo, que buscavam também o lançamento de chapa majoritária (Jaelson do Açudinho e Zé Decílio), não aceitaram.

Espaços – Mesmo ressaltando que, em caso de vitória em 6 de outubro, Nininha deverá ser uma vice atuante, com autonomia e gabinete, Josevaldo descartou a possibilidade de ocupação dela em secretaria. “Torço que ela seja atuante. Mais atuante do que eu fui. Talvez, não tive a oportunidade (de ser tão atuante) como ela vai ter comigo”, disse e completou em outro momento da entrevista: “Não é uma figura decorativa, só para ganhar as eleições. Ela sabe que vai ter espaço, principalmente em São Domingos […] Nininha é uma pessoa que tem pulso, apesar de ser mulher. Vai estar à frente, principalmente, na defesa da mulher”, disse, ao acrescentar na criação da Patrulha Maria da Penha.

Educação – Em seu plano de governo, o Cowboy promete construções de escolas (São Domingos e na Sede), além de requalificar e ampliar os atuais centros de ensino e implantar o ‘Kit férias’, que consiste na entrega de cesta básica a alunos em situação de vulnerabilidade.  

Saúde – Ao falar sobre a Saúde do município, Josevaldo afirma que prédios e equipamentos estão em boas condições (ressaltando a participações de prefeitos passados), mas criticou a funcionalidade e serviços. Para ele, o Hospital de São Domingos alterou apenas o nome (de Policlínica para Hospital) e promete reorganização, construção de Policlínica em Fazenda Nova, Ambulatório Médico Especializa (AME) da Mulher na Sede do município, ente outas coisas.

Infraestrutura – Josevaldo promete se esforçar, junto a aliados a nível estadual e federal, para asfaltar trecho entre Barra do Farias e São Domingos, numa estimativa de custo de R$ 55 milhões.

Sem politicagem – No entendimento do oposicionista, o Festival do Morango está sendo para benefício eleitoral, às vésperas da votação. Mesmo não constando em seu plano de governo, o candidato promete seguir e ampliar o evento, modificando a data para primeira semana de setembro.

Confira abaixo, entrevista completa:

Compartilhe agora essa notícia!

Facebook
WhatsApp
Twitter