“Há um chamamento do povo”, diz Jânio Arruda, candidato a prefeito em Taquaritinga, em entrevista à Rádio Polo

Fotos: Maryana Lira

Candidato a prefeito em Taquaritinga do Norte pela oitava vez, Jânio Arruda (PSD) foi o entrevistado na Rádio Polo na manhã desta terça-feira (20). Afirmando estar fazendo uma ‘campanha light’, sem brigas, o político garante estar motivado e ‘extremamente entusiasmado’ para mais um pleito.

Jânio Arruda venceu duas eleições para prefeito (1988 e 1996) e perdeu os pleitos eleitorais de 2000, 2004, 2008, 2016 e 2020. Essa última, por 304 votos para o prefeito reeleito, Ivanildo Lero. Além disso, Jânio assumiu o cargo em 2007, quando o então prefeito Zeca Coelho foi cassado e também foi eleito o vereador mais bem votado em 2012.

Foto: Maryana Lira

“Taquaritinga precisa e há um chamamento do povo. O sentimento de quem esperou tanto e torce que agora as coisas se concretizem”, diz.

O candidato classifica seu plano de governo como ‘conjunto de soluções’ para problemas que, segundo ele, ‘se acumularam ao longo dos últimos 20 anos’. Caso seja eleito, propõe a criação de um Núcleo Gestor com ‘Assessores Territoriais’ para atenção específica na divisão de três áreas: Cariri (Algodão, Jerimum, Gravatá); Território Sul (Pão de Açúcar e Vila do Socorro) e Central (Sede e Mateus Vieira). Confira alguns trechos:

Distrito valorizado

Jânio Arruda nega, de maneira veemente, afirmações de oposicionistas de que ele, supostamente, teria ‘abandonado’ o Distrito de Pão de Açúcar quando gestor. “Sempre dei total atenção”, comentou.

Em outros momentos, o candidato destacou a força econômica de Pão de Açúcar tratando como ‘a entrada do Polo de Confecções’ e disse ser ‘emancipalista convicto’, ao fazer referencia ao antigo sonho de emancipação do distrito.

Foto: Maryana Lira

Gastos com pessoal

Em possível vitória nas unas no próximo dia 6 de outubro, Jânio garante que fará uma gestão dentro dos rigores determinados pela Lei de Responsabilidade Fiscal, no que diz respeito a gastos com pessoal. No seu entendimento, muitos prefeitos são despreparados e usam argumentos falhos em justificativas para o aumento na folha.

“Não tenho dificuldade para isso. Como sempre foi, nunca ultrapassei o limite”, disse e alfinetou em seguida ex-prefeitos adversários, “todos os ex-prefeitos ultrapassaram e, por conta disso, foram punidos pelo Tribuna de Contas. É uma cultura Calabar”, falou.

Foto: Maryana Lira

Proposta para Educação, saúde

Dois quesitos em que o candidato critica de maneira mais contundente à atual gestão, diz respeito à Saúde e Educação. Segundo Jânio, ‘a Educação é um caos, e a Saúde uma das piores do estado’.

O candidato tem como meta, entre outras coisas, modernização de unidades escolares, aumento no número de vagas em Creches e instalação de escola em tempo integral no Jerimum.

Já na Saúde, destaca em seu plano, a reestruturação do Hospital Municipal, melhoras no TFD e Casa de Apoio no Recife, criação de base descentralizada do SAMU em Pão de Açúcar e esforços, junto aos governos Federal e Estadual, recursos para construção de Upa no Distrito. “Saúde é para todos e quem viu as minhas administrações, sabe que sempre agi dessa forma”, disse.

Foto: Maryana Lira

Já no quesito Segurança, Jânio promete reequipar a Guarda Civil Municipal (GCM), adquirir novos veículos, implantar Central de vídeo monitoramento e reajustar salário da corporação “ganham muito pouco para fazer um trabalho perigoso, trabalho eficiente no combate á violência”, diz.

Em seu plano de governo, Jânio ainda promete um Matadouro Publico na Zona Rural, ainda sem localidade definida, e um Distrito Industrial às margens da BR-104, considerado por ele, ponto estratégico para o Polo de Confecções.  

Foto: Maryana Lira

Sequência de participações

Esta semana, as entrevistas na Rádio Polo são com os candidatos a prefeito de Taquaritinga do Norte. Nessa quarta (21), será a vez de Allyson Dias e, encerrando, na quinta (22), com Jobson da Internet.

Assista o programa na íntegra:

Compartilhe agora essa notícia!

Facebook
WhatsApp
Twitter