Nos últimos anos tem se tornado cada vez mais comum a presença da Guarda Civil Municipal das cidades atuando em apoio a ocorrências policias e muitas vezes até mesmo realizando o trabalho de polícia em ocorrências importantes.
Na nossa região, diariamente o trabalho das GCM’s de Santa Cruz do Capibaribe, Brejo da Madre de Deus, Taquaritinga do Norte, Jataúba e Toritama ganha destaque no noticiário pelo seu trabalho importante de garantia da seguridade indo além até mesmo das suas atribuições.
O conhecimento do território e o volume maior de agentes em comparação com a Polícia nas cidades facilita esta constatação.
Em levantamento apontado nesta terça-feira pela Secretaria de Defesa Social de Santa Cruz do Capibaribe, foi contabilizado que ao todo, nos primeiros seis meses deste ano, a GCM atuou em 319 ocorrências, abordando 3.952 pessoas.
Com relação ao tipo de ocorrências, foram recuperadas pela Guarda, 101 veículos. De casos envolvendo porte ilegal de arma de fogo e munição foram 72 atendimentos, 71 atendimentos para a Patrulha Maria da Penha e 15 de roubo.
Também foram registrados porte ilegal de armas brancas e armas de fogo, furtos, além de 14 aparelhos celulares recuperados e devolvidos aos proprietários.
O secretário da pasta, Coronel Otávio Vareda ressaltou os resultados positivos.
“Este relatório nos mostra um panorama positivo das ações e auxilia a programação dos próximos seis meses do exercício atual, mostrando quais as áreas que devem ser nosso principal objetivo no decorrer do ano”, destacou.