Sem alarde, o governador Paulo Câmara, assinou novo decreto, com novas regras do plano de convivência com a Covid-19 no Estado de Pernambuco . O novo decreto 51.749 foi assinado na sexta-feira (29).
O ato assinado revoga expressamente o polêmico decreto 51.460, de 27 de setembro de 2021, que exigia, em igrejas e templos com mais de 300 lugares, comprovante da vacinação completa e teste recente negativo de covid-19, para as pessoas ingressarem nos cultos e missas.
O novo decreto, ao longo do seu texto oficial, não faz qualquer menção a igrejas e templos, ao contrário do decreto anterior sobre o mesmo assunto.
O decreto inicial de Paulo Câmara foi alvo de fortes críticas da bancada evangélica de Pernambuco. Personalidades evangélicas nacionais como Silas Malafaia fizeram críticas pessoais ao governador do estado.
Com o novo decreto, caberá à Secretaria Estadual de Saúde e à Secretaria de Desenvolvimento Econômico “estabelecer normas complementares específicas” sobre o plano de convivência com a Covid-19 no Estado de Pernambuco. Ou seja, as duas Secretarias, se quiserem, poderão estabelecer restrições para ingresso nas igrejas e templos.