A Polícia Rodoviária Federal apresentou na manhã desta terça-feira o balanço da Operação República, onde foram registrados 34 acidentes, com 46 feridos e cinco mortes nas rodovias federais de Pernambuco.
Os dados apresentam um acréscimo em todos os índices, quando comparados os da última operação relacionada a este feriado, em 2019 (24 acidentes, 33 feridos e quatro mortes), em 2020 a operação não foi realizada em virtude das eleições municipais, que aconteceram no dia 15 de novembro.
O acidente mais grave aconteceu na última sexta, vitimando duas pessoas na BR-104, entre Taquaritinga do Norte e Toritama. As vítimas estavam em uma motocicleta que foi atingida por um caminhão de pequeno porte.
O motorista do caminhão foi submetido ao teste de bafômetro, porém, não foi encontrado nenhum resíduo de bebida alcoólica no sangue do mesmo. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.
Em quatro dias, foram abordados 1.860 veículos e 2.325 pessoas, sendo emitidas 1.870 autuações por diversas infrações. Destacam-se 109 pela falta do cinto de segurança, 108 por ultrapassagens em local proibido, 36 pela falta da cadeirinha, 27 pela falta do capacete e 25 por alcoolemia, com uma prisão de um motorista sob efeito de álcool.