Exposição “Entrelinhas” ocupa o Museu da Sulanca

A força criativa das costureiras do Agreste entra em cena com a exposição “Entrelinhas: Expressões Artísticas da Mulher Sulanqueira”, que ficará em cartaz por 30 dias no Museu da Sulanca, no Moda Center Santa Cruz, entre os dias 11 de junho e 11 de julho.

A mostra apresenta uma Colcha de Retalhos coletiva, confeccionada por costureiras do Coletivo Mulheres do Polo durante uma oficina realizada no dia 4 de maio na ADEC – Agência de Desenvolvimento e Economia Criativa, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Santa Cruz do Capibaribe.

Sob a orientação da costureira e artesã Cleide Pinheiro, participaram da criação da peça as costureiras: Verônica Cândido, Carla Rejane, Jailma Costa, Cileide Maria, Evaldilene de Fátima, Karol Diniz, Maria Aparecida, Edilene Augusta, Elenice Ferreira e Giselle Calado.

Durante o processo, filhos e filhas dessas mulheres também produziram quadros artísticos com retalhos e descartes têxteis, com orientação da artista plástica Itamara Vanessa.

A colcha reúne bordados, frases autorais, flores de tecido, símbolos da cultura local e relatos poéticos, celebrando a ancestralidade e a resistência feminina por trás das costuras. Antes de chegar ao Museu da Sulanca, a obra foi exibida na Escola Lindalva Aragão de Lima, no bairro Santo Agostinho, promovendo um encontro entre arte, educação e identidade local.

A visitação acontece das 8h às 12h e das 13h30 às 18h.

Ficha técnica – Projeto “Entrelinhas: Expressões Artísticas da Mulher Sulanqueira”

  • Direção, Produção Executiva e Comunicação: Rafa Montteiro
  • Designer Gráfica: Joyce Barros
  • Oficineiras: Cleide Pinheiro e Itamara Vanessa
  • Assistência de Produção: Ana Paula Monteiro, João Rocha e Eliaquim Filho
  • Fotografia: Adriana Araújo
  • Projeto Expográfico: Mandy, Rafa Montteiro e João Rocha
  • Produtora: Murall Prod

O projeto foi contemplado no Edital 001/2024 com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, com apoio da Secretaria Executiva de Cultura de Santa Cruz do Capibaribe e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Compartilhe agora essa notícia!

Facebook
WhatsApp
Twitter