Exclusivo: PP ingressa com ação judicial pedindo cassação da chapa do União Brasil em Santa Cruz do Capibaribe

Caso aceito, vereador Nailson Ramos pode perder o mandato

Foto: Wallan Max / Ascom Câmara

A direção estadual do Partido Progressista (PP) ingressou na justiça com uma AIJE (Ação de Investigação Judicial Eleitoral) contra a chapa proporcional do União Brasil em Santa Cruz do Capibaribe. A principal alegação apontada é uma possível fraude à cota de gênero nas eleições deste ano.

De acordo com o pedido anexado ao processo, o PP alega que a candidata Ednai Maria Siqueira “Ednai”, teria registrado sua candidatura na intenção apenas de completar a cota mínima exigida de mulheres, que é de 30%. O PP alega também que a votação ínfima, a ausência de atos de campanha e também a movimentação financeira inexistente, configuram a fraude apontada.

A sigla elegeu, nessas eleições, apenas o vereador Nailson Ramos, que foi diplomado na tarde dessa quarta-feira (11). Em caso de aceitação dessa ação, o quadro da Câmara ainda poderá sofrer outras alterações devido a recontagem dos votos e ao cálculo do quociente eleitoral, podendo atingir o vereador eleito Adilson Bolsonaro, do PL.

Foto: Daniel Bruno / Assessoria

A justiça negou o pedido de tutela de urgência que pedia que a diplomação não fosse realizada, porém, a Juíza Eleitoral Juliana Rodrigues, apontou que “caso a ação seja julgada procedente ao final, é plenamente possível a cassação do diploma e a aplicação das sanções cabíveis, resguardando-se a lisura do processo eleitoral e a soberania do voto colhido nas eleições”.

O caso ainda cabe recurso.

Brejo da Madre de Deus

Uma ação semelhante veio à tona no Brejo da Madre de Deus e a justiça pediu a cassação dos vereadores Dr. Jan e Aguiar da Agricultura. O pedido, feito por Silvano de São Domingos e Adilson das Motos, também é referente a fraude na cota de gênero.

Compartilhe agora essa notícia!

Facebook
WhatsApp
Twitter