Todas as praias e parques de Pernambuco estão fechadas até a próxima segunda-feira (6). A medida faz parte de um novo decreto, assinado pelo governador Paulo Câmara nesta sexta (3), que também mantém a suspensão do comércio, serviços públicos e demais atividades consideradas não essenciais até 17 de abril. A intenção é tentar controlar o avanço do novo coronavírus no estado.
“Observamos um movimento preocupante nas ruas e os efeitos não tardam. Registramos um número recorde de casos no estado, e isso nos leva a novas medidas hoje. É questão de responsabilidade e compromisso com a vida”, disse o governador em pronunciamento nas redes sociais oficiais.
O decreto também determina que as escolas públicas e privadas continuem fechadas até 30 de abril e que as instituições financeiras, como bancos, apresentem medidas para preservar a saúde dos clientes que se aglomeram em filas.
As novas determinações foram anunciadas no mesmo dia em que Pernambuco alcançou a marca de 136 casos da covid-19 e 10 mortes. O governo do estado pode aumentar esses prazos e definir novas medidas restritivas, a depender de como a pandemia irá avançar por aqui nos próximos dias.
“Tudo o que fizermos neste fim de semana e nos próximos dias vai ser determinante para o momento do pico do número de doentes e de mortos que deve ocorrer na segunda quinzena de abril”, ressaltou o secretário estadual de Saúde, André Longo, no material divulgado pelo governo.
Com informações do Diario de Pernambuco