Na tarde desta segunda-feira (14), o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Fábio Aragão, se reuniu com representantes do Sindicato Único dos Profissionais do Magistério Público das Redes Municipais de Ensino de Pernambuco (Sinduprom), para apresentar uma nova proposta referente ao reajuste salarial dos professores.
O valor final proposto pela gestão foi de 36% para os professores da base e até 20% para os docentes que já recebem acima do piso.
De acordo com a proposta, os professores que receberiam o aumento de 36%, teriam acesso ao valor retroativo já no mês de março.
Os professores que receberiam 20%, teriam o pagamento realizado de maneira gradativa, com pagamentos retroativos em março (10,06%), junho (4,52%) e outubro (5,42%), caso o município esteja abaixo de 85% de gasto do FUNDEB com folha salarial.
Fábio afirmou que conversou com a equipe técnica financeira e ouviu as reivindicações para pode construir a proposta.
“Tenho muitas responsabilidades enquanto gestor e não posso ser irresponsável nas minhas decisões. Estou disposto a melhorar ainda mais, assim que possível. Mas no momento o que podemos apresentar é esse valor”, garante Fábio.
O Sinduprom deve se reunir amanhã (16), onde deve dar uma resposta à prefeitura.
Em declarações recentes, a diretoria do Sinduprom sinalizou mais de uma vez que há um forte indicativo de paralisação de atividades. Desde fevereiro, a classe está em estado de greve em Santa Cruz do Capibaribe e em outras cidades da região.