Pesquisar

Eleitores tem até 4 de maio para regularizarem o título

 

Aplicativo do e-Título (Acervo / Blog da Polo)

 

O 1º turno das eleições gerais acontecerá no dia 2 de outubro deste ano, mas os eleitores devem ficar atentos ao prazo de regularização do título de eleitor.

Até o dia 4 de maio, todos os cidadãos que tiverem algum problema na justiça eleitoral, como multas por não terem votado nas últimas eleições ou transferência de local de votação, devem regularizar a situação junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Para verificar se tem alguma pendência no seu título, o eleitor deve entrar no site do TSE.

O voto no Brasil é obrigatório para eleitores entre 18 e 70 anos e quem não comparecer no dia da eleição paga multa de aproximadamente R$ 3,50 por cada turno se não justificar a falta.

Os eleitores que não justificam a falta, não podem se inscrever em concursos públicos e tomar posse em cargos, também não podem receber nenhum tipo de vencimento através do poder público.

 

Primeiro turno das eleições acontecerá no dia 2 de outubro (Acervo / Blog da Polo)

 

Eles também ficam impedidos de participar de licitações da União, dos Estados e receber empréstimos da Caixa Econômica Federal, além de serem impedidos de tirarem passaporte ou carteira de identidade.

O eleitor que estiver com o título cancelado pela ausência consecutiva em três eleições, além de pagar a multa, deverá requerer a revisão do cancelamento ou a transferência de domicílio para ficar em dia com a Justiça Eleitoral.

Quem está com o título eleitoral regular, mas ainda não fez o cadastramento biométrico poderá votar normalmente nas Eleições 2022. A coleta da biometria está suspensa em todo o Brasil, desde março de 2020, em virtude da pandemia de Covid-19. A suspensão da coleta das digitais de eleitoras e eleitores foi determinada pelo TSE. Ainda não há previsão para que o cadastramento seja retomado.

Compartilhe agora essa notícia!

Facebook
WhatsApp
Twitter