Os municípios de Pesqueira, no Agreste, e Joaquim Nabuco, na Zona da Mata, se preparam para irem às urnas no próximo domingo, mas diferente das outras cidades do estado, onde os eleitores irão escolher a próxima governadora e o presidente da República, a população destas duas cidades irá também votar para escolher seus prefeitos através de eleições suplementares.
Essa é a primeira vez que uma eleição suplementar será realizada no mesmo dia de uma eleição geral.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tomou a decisão para baratear custos e facilitar a logística, aproveitando as urnas que já estarão instaladas e a mobilização de servidores no dia 30 de outubro.
Em Pesqueira, os candidatos Bal (Republicanos) e Dr. Peixoto (MDB) disputam o cargo, após julgamento que tornou a candidatura de Marcos Xukuru inelegível, por conta de crime contra o patrimônio privado.
Em Joaquim Nabuco, duas chapas concorrem à eleição, Charles Batista de Melo (SD) e Lírio Júnior (PSB) são os candidatos na disputa. Na cidade, o prefeito Neto Barreto e o vice, Eraldo Veloso tiveram as candidaturas cassadas, após o candidato a vice ter sido flagrado jogando dinheiro para eleitores, após o resultado das eleições de 2020.