Candidato a vice de Dida de Nan, falou sobre atuação em secretaria, influência de Edson, pesquisas e muito mais
Com a experiência de sete anos na Secretaria de Educação do município de Santa Cruz do Capibaribe, Joselito Pedro (PSDB) se coloca como candidato a vice-prefeito em chapa com Dida de Nan (PSDB) para as eleições 2020.
O professor foi o segundo entrevistado ao cargo, na Rádio Polo, nessa quinta-feira (15) e se disse “muito seguro e confortável” no posto, em virtude do trajeto que percorreu até o momento.
“Não cheguei aqui por acaso, mas por trabalho sério e com dedicação”, falou, ao relatar histórico de vida, enquanto militante, professor e secretário.
Além de sua passagem como secretário, Joselito falou sobre a possível influência de Edson Vieira (PSDB) num virtual futuro governo, plano para os próximos anos, pesquisas eleitorais, ações judiciais durante campanha, entre outras coisas.
Avanço – Contextualizando os motivos de disputar o cargo, Joselito fez uma retrospectiva desde 2013, afirmando que a gestão assumiu uma cidade totalmente desorganizada, inclusive na educação. Segundo ele, houve um melhoramento na educação infantil, incremento de políticas de inclusão, ajustes na Educação de Jovens e Adultos (EJA), ‘abertura de diálogo’ com professores, pais e alunos e valorização profissional, respeitando aumentos salariais em todos os anos.
Motivos – Ao ser questionado também sobre as problemáticas evidenciadas no período, como atrasos salariais, dificuldade na entrega de fardamento, obras paralisadas e situação de veículos escolares, argumenta que a grande parte dos recursos da área, já estaria comprometida com a folha de pagamento, acrescentando ainda que o município tem um dos melhores planos de cargos e carreiras da região.
“Não há necessidade” – Ao falar sobre pesquisas, o candidato aproveitou para alfinetar a coligação que tem como candidato a prefeito, Allan Carneiro (PSD). Joselito disse ter certeza das condições favoráveis para sua chapa, informou que o grupo realiza pesquisas internas de maneira constante e, quando questionado se entraria com pedido de impugnação de algum levantamento, respondeu: “De jeito nenhum, até por que não temos nem motivo para isso. A gente tá bem”.
Pacote de obras… paradas – O candidato foi perguntado sobre o último pacote de promessas da administração que não caminhou e a impressão de construir apenas às vésperas das eleições. Joselito respondeu que a pandemia inviabilizou o andamento normal das obras e entende que o prefeito ‘seria irresponsável se não focasse no cuidado das pessoas’. Além disso, afirmou que, desde 2013, a gestão tem realizado grandes entregas no aniversário da cidade, em 29 de dezembro.
O foco – Joselito Pedro evitou ser categórico se ‘aceitaria ser secretário ou não’, caso seja eleito como vice. O candidato afirmou que seu ‘compromisso e foco’ estão em ser vice prefeito e ter participação nas mais variadas pastas.
Edson Vieira – O candidato fez elogios ao prefeito Edson Vieira (PSDB), ratificou que o mesmo será figura importante em sua caminhada, mas que a possível gestão Dida/Joselito não será manipulada. “Até porquê, essa não é a intenção dele (Edson)”, disse.
Quando perguntado se seria uma ‘boa’, Edson como secretário de governo, respondeu: “Não é o que ele quer. Ele não pretende. Não é algo nem pra se cogitar”.
Pilares – Para educação, a construção de novas escolas, na saúde, a implantação de um hospital regional e na segurança, o incremento e maior investimento na Guarda Civil Municipal (GCM), são pontos colocados como prioridades pelo candidato.