Pesquisar

Cultura popular de luto – Morre o repentista Amaro Dias

 

Desde 1985, com várias passagens, Amaro Dias integrou o quadro da Rádio Vale do Capibaribe (Acervo / Rádio Vale)

 

A cultura popular ficou mais pobre neste domingo (26), após o falecimento de um dos seus baluartes, o repentista Amaro Dias (87 anos).

O poeta estava internado em um hospital de Campina Grande-PB onde foi submetido a um procedimento cirúrgico, após dores abdominais, ele não resistiu às complicações do pós-operatório.

Natural do sítio Paquivira, zona rural de Taquaritinga do Norte, Amaro chegou a morar no sudeste, na tentativa de garantir a melhoria de vida, tal qual milhões de nordestinos, no século passado.

Em São Paulo, o poeta iniciou sua trajetória enquanto repentista e retornou na década de 1960 para Pernambuco, onde fez parte do quadro do programa “A Voz do Sertão“, da Rádio Difusora de Caruaru.

Amaro ainda distribuiu sua arte em Campina Grande, Pesqueira, Belo Jardim, até finalmente estabelecer morada em Santa Cruz do Capibaribe desde 1985, onde iniciou trajetória na Rádio Vale do Capibaribe.

Cidadão santa-cruzense, laureado com todas as honrarias possíveis concedidas pelo município, Amaro Dias deixa mais do que sua família, mas todos os amantes da cultura popular entristecidos com sua partida e órfãos do seu legado.

Compartilhe agora essa notícia!

Facebook
WhatsApp
Twitter