Uma descarga elétrica por pouco não causou a morte de uma criança em Santa Cruz do Capibaribe. O fato vitimou o pequeno Davi (7 anos), na tarde do último sábado (16), quando o garoto estava brincando na praça do CEU que fica no loteamento Santa Filomena.
Davi brincava na companhia de outra criança durante a tarde. O fato aconteceu por volta das 14h30, quando a menina chamou os guardas municipais pedindo socorro, alegando que o seu colega teria sido eletrocutado ao tocar numa cerca que faz a divisão da praça com a pista de bicicletas.
De imediato, os GCM’s fizeram os primeiros atendimentos e acionaram uma equipe do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que fez o socorro de Davi para o AME infantil no bairro Nova Santa Cruz.
Familiares do garoto ficaram desesperados ao notar a gravidade dos ferimentos do menino. De acordo com eles, a criança sofreu uma parada cárdiorespiratória e apresentou queimaduras de terceiro grau devido a intensidade do choque.
O menino foi levado para o Hospital da Restauração na capital Pernambucana e segue apresentando melhoras no seu quadro de saúde.
Rosângela Mattos, tia de Davi, contou para a nossa equipe de reportagem que essa não teria sido a primeira vez que alguém sofreu choques no mesmo local.
“Após ter acontecido isso com Davi, a gente foi informado que na sexta-feira outra criança ao passar lá perto encostou e também sofreu um choque. Deixaram acontecer um caso mais grave que foi com Davi, e esse foi o extremo né? Onde as pessoas se alertaram e isolaram a área e chamaram alguém pra “vê” o problema. Mas, até acontecer o caso mais grave com Davi, nada foi feito”, relatou.
O Blog da Polo entrou em contato com a prefeitura que se manifestou por meio de nota. Confira:
A Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe informa que teve conhecimento do caso de choque elétrico envolvendo uma criança em um equipamento municipal. Do momento do socorro até a internação, foi prestada assistência à criança e sua família.
A Gestão Municipal reconhece, lamenta o ocorrido e informa que há algumas semanas, equipe de Serviços Públicos realizou a troca de luminárias e a manutenção das caixas de energia no equipamento municipal.
Será feita uma investigação mais profunda para identificar a causa do acidente. Através da Secretaria de Governo e Desenvolvimento Social, foi solicitada uma inspeção técnica da Neonergia e uma equipe de obras, que já está realizando intervenções no local para que a população possa usufruir do equipamento público com a máxima segurança.
A Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe reafirma que está à disposição da família da criança para auxiliar no que for possível e segue aberta para maiores esclarecimentos.
Alta médica
Durante o programa Cidade Notícia na Rádio Polo, desta terça-feira (19), a tia do garoto encaminhou mensagem, informando que ele receberá alta ainda hoje.