12 de abril de 2021
Aplicativo auxílio emergencial do Governo Federal (Marcelo Camargo / Agência Brasil)
As pessoas que tiveram o auxílio emergencial negado para a edição deste ano, que já começou a ser pega, têm até hoje (12) para contestar a decisão. Os pedidos precisam ser feitos no portal de consultas da DataPrev, que fornece a relação de quem teve o benefício liberado em 2021.
A contestação não pode ser feita por qualquer beneficiário, apenas por quem recebia o auxílio no ano passado, o prazo para novos pedidos de benefícios expirou em julho do ano passado e não foi reaberto para a rodada de 2021.
Acessando o portal da DataPrev, o próprio beneficiário tem a opção de contestar a negativa para o pagamento do benefício.
O sistema só aceitará pedidos considerados passíveis de contestação, que permitem a atualização das bases de dados da DataPrev, como data de nascimento errada, CPF não identificado e informações incorretas de vínculos empregatícios e recebimento de benefícios sociais e trabalhistas.
O Ministério da Cidadania informou que mesmo após o recebimento da primeira parcela, o auxílio pode ser cancelado, pois serão feitas consultas de maneira frequente para buscar inconsistências e irregularidades para o pagamento do benefício.
Postado por: Walter Miro